terça-feira, novembro 18, 2008

Redefinição do Papel do Estado







Recentemente os professores da Rede Estadual de Alvorada que trabalham ou desejam trabalhar no próximo ano com turmas de 1º ano foram convocados pela 28ª Delegacia de Educação para uma formação. Ao iniciar a formação os professores foram surpreendidos pela proposta do governo, que apresentou
pequenos vídeos de três projetos de alfabetização: do Instituto Alfa e Beto, do GEEMPA e do Instituto Ayrton Senna. Segundo a 28ª os projetos já vem sendo aplicados em várias partes do Brasil, inclusive no Rio Grande do Sul e contribuem para acabar com a reprovação escolar. Durante o encontro foi distribuído material de divulgação dos projetos para cada escola e dado três dias para pensar, sendo que a adesão não era obrigatória. Observei que alguns professores demonstraram interesse devido ao material que integra o projeto, mas a grande maioria se mostrou relutante, dizendo que os projetos não levam em conta a realidade do aluno e não possuem fundamentação teórica.
De acordo com que estudamos na Interdisciplina Organização e Gestão da Educação sobre: “Redefinição do Papel do Estado” essa é uma forma utilizada pelo Governo de transferir as suas responsabilidades na execução de políticas sociais para instituições privadas ao invés de construir políticas educacionais que proporcionem a qualidade. O Estado repassa parte do financiamento, e passa de executor a apenas avaliador e indutor da qualidade através da avaliação. A gestão democrática passa a dar lugar para a gestão empresarial.

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