sábado, novembro 22, 2008

O Poder da Gargalhada



O poder da Gargalhada para a saúde do nosso corpo.

Coração
Durante uma gargalhada o ritmo cardíaco acelera, podendo atingir 120 pulsações por minuto, provocando um aumento significativo na oxigenação de todas as células, tecidos e órgãos.

Pulmões
Durante uma gargalhada, a absorção de oxigênio pelos pulmões aumenta. A inalação de ar é mais profunda e a expiração mais forte. Essa ventilação pulmonar elimina o excesso de dióxido de carbono e vapores residuais, promovendo uma "limpeza". Gargalhadas constantes produzem um aumento da capacidade e tonicidade pulmonar.

Músculos abdominais
Durante uma gargalhada os músculos abdominais são os mais trabalhados e funcionam como uma espécie de massagem para o sistema gastrintestinal, melhorando a digestão e todo o trabalho de excreção. Revigorando também todo o trabalho hepático.

Vasos sangüíneos
Com o maior bombeamento de sangue promovido pelo coração, os vasos sangüíneos dilatam-se, originando uma redução automática da pressão arterial. Acontece em paralelo um relaxamento muscular global.

Sistema imunológico
Durante a gargalhada, os níveis dos hormônios do estresse baixam. Com menos cortisol e adrenalina a circular no organismo, o sistema imunológico fortalece-se. Produzidas nos gânglios linfáticos e na medula óssea, as células de defesa do organismo não só aumentam em quantidade como também se tornam mais ativas. Destaque para os linfócitos B, responsáveis pela produção de anticorpos, e para os linfócitos T, que são verdadeiros rastreadores de vírus e/ou bactérias. Além destes, são também importantes a imunoglobina A, um anticorpo essencial no combate às infecções do foro respiratório, e as células NK (natural killers), que permitem destruir as células cancerígenas.

Nenhum comentário: