sábado, novembro 22, 2008

Profissionais da Educação

Sou professora da rede municipal e da rede estadual de Alvorada há 6 anos. No município existe um plano de carreira ultrapassado e totalmente desatualizado, há mais de 20 anos. Nele consta que professor graduado em curso superior ganha 15% do salário base, anuênio de 3% e classe de 5% do salário base de R$638,00, por 20horas semanais, não contempla atualizações profissionais. Existe uma comissão de professores, com um representante de cada uma das escolas, que há mais de três anos trabalhando na sua reformulação com reuniões na sede do nosso sindicato – SIMA. Não sou sindicalizada, pois não acredito na atuação e eficácia do mesmo. A escola do município onde atuo é pequena e tem uma estrutura boa se comparada a do estado, pois temos biblioteca (embora precária), laboratório de informática (sem internet), laboratório de aprendizagem, refeitório, sala de vídeo e algumas salas possuem ventiladores no teto. A escola atende 490 alunos de 1ª a 4ª série e precisa de uma reforma ampla, principalmente devido à falta de espaço físico. Temos conselho escolar e conselho de classe (no estado somente da 5ª série em diante) mesmo assim há pouca participação da família na escola, aparecem na escola em dia de entrega de avaliações ou quando são chamados, alias esse é um dos pontos que precisa melhorar. Quanto aos conselhos escolares, o que observo é que normalmente são convocados as pressas e servem apenas para assinar documentos e aprovar decisões pré estabelecidas, sem muitos questionamentos. Quanto às relações entre professores e direção, acho que ainda estamos caminhando no sentido da construção de relações democráticas, ainda existe muito autoritarismo. As duas escolas não possuem orientação e supervisão, sendo assim quando surge algum problema são as professoras e equipe diretiva que procuram solucionar.
A escola do estado no qual atuo atende a mais de 3000 alunos e é mais precária do que a do município, já que uma das primeiras medidas da nossa governadora foi colocar todas as professoras em sala de aula, acabando com os setores: orientação, supervisão, biblioteca, laboratório de informática, laboratório de aprendizagem... A escola só piorou com as turmas lotadas devido a enturmação exigida pela mantenedora.
Quanto ao Plano de Carreira do Magistério Público Estadual (Lei n° 6.672/1974), acho que não dá garantias aos educadores, pois pode ser reformulado sem o consentimento dos profissionais da educação e também para termos promoção nas classes, os critérios são participação em cursos/seminários como ouvinte ou palestrante, publicações, merecimento ou por antiguidade na classe, o problema é que não podemos participar de cursos em horário de aula, pois não temos quem nos substitua, mesmo sendo um direito do professor ter esse espaço de tempo para qualificação.
Quanto a minha remuneração não considero justa, acho que não somos valorizados pelo papel que desempenhamos. Quanto ao piso nacional de R$950.00 também não considero justo, embora em algumas regiões do país onde há professores com baixíssimos salários seja um avanço.O pior é que na rede estadual o piso nacional virou um transtorno, pois a governadora alega não ter condições de pagar, nem de garantir que os professores possam cumprir 1/3 da carga horária fora da sala de aula e ameaça cortar as vantagens já adquiridas, alterando o plano de carreira do Magistério, deflagrando com isso uma reação imediata da categoria - a greve. Pena que a categoria não seja unida, mas felizmente ainda tem educadores que acreditam e lutam por melhores condições.
Quanto ao curso de pedagogia – PEAD no qual faço parte, que aliás, me considero uma heroína pela persistência apesar de todas as dificuldades em relação a tempo, incentivo...Tem contribuído muito para melhorar meu desempenho como educadora provocando reflexões sobre a minha prática e me dando uma estrutura mais sólida para discutir assuntos relacionados à educação.

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