quarta-feira, novembro 26, 2008

Organização Curricular da Escola e Avaliação da Aprendizagem

Lendo o texto “Organização Curricular da Escola e Avaliação da Aprendizagem” solicitado pela Interdisciplina Organização da Escola, descobri que existem outras formas de organização curricular prevista, não lembro de ter lido nada a respeito, também não lembro de ter sido comentado na escola. Apesar disso não acho que o currículo da minha escola precisa sofrer modificações, poderia hipoteticamente ter turno integral para atender a comunidade escolar carente, mas infelizmente a escola não dispõe de espaço físico. Em relação à avaliação também não acho que precisa ser modificado, pois apesar da escola possuir regime seriado, ela adota em sua avaliação o regime de progressão continuada, sem prejuízo da avaliação do processo ensino-aprendizagem.
No que diz respeito à transferência a escola adota o que é estabelecido na legislação, mas acho que nem sempre é cumprido o que é determinado, pois é comum recebemos alunos sem a documentação necessária, sem avaliação e até mesmo sem comprovação de que freqüentou a escola. Penso que deve existir uma preocupação maior quanto aos critérios no que diz respeito à transferência e reclassificação e que não fique apenas no papel. Há pouco tempo tivemos um caso inusitado na escola envolvendo transferência e reclassificação: um aluno veio transferido para a escola em março para uma 2ª série, foi transferido antes das férias de julho para uma escola de regime ciclada, onde avançou para uma turma que corresponde a uma 3ª série, logo depois das férias, ele retornou para a escola para uma 3ª série, a escola o avaliou e constatou que ele não tinha condições de freqüentar a série indicada, mas ele não pode voltar para a 2ª série, por determinação da mantenedora, pois o aluno já havia avançado e não poderia regredir.

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