quarta-feira, novembro 24, 2010

Avaliação do Eixo VIII - final



Acredito que todas as atividades realizadas durante o estágio foram importantes e contribuíram de alguma forma para o ensino/aprendizagem dos alunos e também para o crescimento e aprimoramento dos mesmos. Quero destacar que durante todo o trabalho desenvolvido eu procurei valorizar os conhecimentos dos meus alunos, pois segundo Vygotsky (1998), quando a criança chega à escola já está dotada de conhecimentos prévios que a escola deve reconhecer e trabalhar. Também procurei oportunizar muitos momentos de pesquisa, pois de acordo com Paulo Freire (1996, p. 32) “não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino”. A partir das pesquisas realizadas e dos dados coletados construímos gráficos, atividade que eu nunca havia desenvolvido com meus alunos, por pensar que seria de difícil compreensão. Mas ao contrário do que eu imaginava, as pesquisas despertaram a curiosidade dos alunos e motivaram a aprendizagem, e os gráficos construídos foram facilmente compreendidos por todos. Também procurei propiciar muitos momentos lúdicos, pois acredito que favorecem a aprendizagem e tornam as aulas mais atraentes e interessantes. Através da ludicidade os alunos são capazes de explorar sua criatividade, melhorando sua conduta no processo ensino-aprendizagem e sua auto-estima.

De acordo com Ângela Meyer Borba,

O plano informal das brincadeiras possibilita a construção e a ampliação de competências e conhecimentos nos planos da cognição e das interações sociais, o que certamente tem conseqüências na aquisição de conhecimentos no plano da aprendizagem formal (BORBA, 2007, p. 38).

Algo que produziu impacto e marcou a aprendizagem dos alunos durante o estágio curricular foram às aulas semanais no ambiente informatizado. Eles ficavam ansiosos aguardando o dia, não faltavam às aulas, durante o desenvolvimento da atividade ficavam tão concentrados que parecia que não havia alunos no ambiente. Foi uma luta conseguir que a direção da escola liberasse o ambiente informatizado para que fosse utilizado, mas após muita insistência ela finalmente autorizou.

As aulas no ambiente informatizado foram sem dúvida uma conquista muito importante e que acabaram contribuindo para motivar outros professores a também utilizar esse recurso; com isso o espaço antes não utilizado, passou a ser muito disputado.

A partir da minha prática, percebi que é necessário tomar a criança como ponto de partida e compreender como ela é, envolvendo sempre afeto, o prazer, o brincar, o movimento, a expressão oral e escrita, a música e a matemática. É muito importante ressaltar que o educador deve sempre respeitar o nível cognitivo, afetivo e motor que de cada aluno.

A escola tem a função de educar com comprometimento e responsabilidade, priorizando sempre o aluno como ser em desenvolvimento capaz de mudar as coisas e o mundo ao seu redor. Por isso, o educador deve estar sempre oportunizando e mediando experiências voltadas para o desenvolvimento integral da criança.

O estágio curricular foi um momento da minha formação no qual pude me aprofundar mais, refletir mais, enfim, colocar em prática aquilo que adquiri em termos de conhecimento e teoria dentro do curso de graduação e aplicar as contribuições das aulas e interdisciplinas, vivenciar experiências e também estabelecer uma relação entre a teoria estudada e a prática.

A partir da minha prática, percebi que é necessário tomar a criança como ponto de partida e compreender como ela é, envolvendo sempre afeto, o prazer, o brincar, o movimento, a expressão oral e escrita, a música e a matemática. É muito importante ressaltar que o educador deve sempre respeitar o nível cognitivo, afetivo e motor que de cada aluno. Oportunizar as interações com o meio e os outros e também valorizar os conhecimentos prévios dos alunos.

A escola tem a função de educar com comprometimento e responsabilidade, priorizando sempre o aluno como ser em desenvolvimento capaz de mudar as coisas e o mundo ao seu redor. Por isso, o educador deve estar sempre oportunizando e mediando experiências voltadas para o desenvolvimento integral da criança.

A minha prática mostrou que, apesar das limitações e desafios que a educação, principalmente a pública, apresenta, é possível fazer sim uma escola diferente, capaz de mudar situações, fazer dela um lugar, aonde os alunos tenham prazer de ir, pois ela pode ser um espaço de descoberta e participação, no qual as pessoas se tornam gente, gente social e feliz.

2 comentários:

Grace Milcharek disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Grace Milcharek disse...

Que bacana Sandra, evidencia tuas aprendizagens e o novo se fez presente: em tecnologia, no lúdico, na escrita, na música, na pesquisa, enfim no teu Estágio.
Parabéns pelo trabalho!

Com carinho,
Grace Maria