terça-feira, junho 22, 2010

Reflexão sobre trabalho com pesquisa e gráficos

Sempre trabalhei com turmas de alfabetização (1º e 2º ano) e confesso que certas atividades como, por exemplo: gráficos, eu nunca tinha havia trabalhado com meus alunos, pois achava que eles não conseguiriam aprender, não entenderiam ou não daria certo. Eu mudei essa visão a partir do curso do PEAD, que me proporcionou uma reflexão sobre minha prática. No meu projeto de estágio cujo tema é “Identidade” eu procurei incluir muita pesquisa e análise de dados, aliás, esse também foi um diferencial. A partir das pesquisas construímos gráficos, justamente o que eu achava que os alunos teriam dificuldades em compreender. Mas aconteceu justamente o contrário, as pesquisas despertaram a curiosidade dos alunos e motivaram a aprendizagem, e os gráficos foram facilmente compreendidos. Percebi que o mais difícil é contar com a participação efetiva dos pais, que é de fundamental importância no trabalho que envolve pesquisa, principalmente pelo fato dos alunos ainda não saberem ler e escrever. Acho que pelo fato da pesquisa e o tema de casa não serem uma tarefa que faça parte da rotina escolar, a participação dos pais ainda é pequena. Penso que cabe a nós educadores mudar isso, primeiro incluindo a pesquisa no dia-a-dia da escola, depois mostrando aos pais a importância da pesquisa no ensino/aprendizagem e mudando a idéia de que aprender consiste em encher o caderno.

Nenhum comentário: