segunda-feira, junho 28, 2010

Reflexão: Falta de interação entre os professores

Um obstáculo que eu percebi durante meu estágio, não uma dificuldade propriamente dita, mas algo que eu observei e que me fez refletir foi à falta de interação com as colegas da escola. Senti-me sozinha durante o estágio, meu trabalho ficou isolado. Infelizmente isso é uma coisa que acontece com freqüência, pois muitos professores não são receptivos a trabalhos inovadores, diferentes daqueles em que estão habituados a realizar no dia-a-dia e também porque faltam momentos para trocas, já que nas reuniões pedagógicas normalmente são tratados apenas assuntos administrativos ou são para resolver problemas existentes na escola.
Como eu estou trabalhando com um 1º ano, percebo que cada um trabalha de um jeito. Uns pensam que o primeiro ano não deve alfabetizar, outros acham que as crianças dever ser alfabetizadas. Existem objetivos comuns a todos, mas não existe um consenso entre os professores, até porque a aprovação é automática independente do que foi atingido ou não. Isso acontece não só com o 1º ano, mas também com o 2º ano, onde cada professor utiliza o método de alfabetização que acredita ser o mais adequado a sua turma ou que se sinta seguro em trabalhar.

3 comentários:

Colégio Érico Veríssimo disse...

Oi Sandra!
Concordo contigo. A ideia de trabalhar em colaboração é um aspecto que precisa ser adotado pelos profesores, principalmente quando pensamos no ensino das séries finais, onde as disciplnas são trabalhadas separadamente.
Mas, pensando nas séries iniciais, quando ocorre este trabalho compartilhado entre os professores os alunos tem muito a se beneficiar, pois percebem a riqueza que existe quando se pensa e age em conjunto.

continuamos conversando.

bjus,
Vanessa

Direito Reservado: Marcelo Rocha de Deus disse...

Adorei...

Estou de cara nova, dê uma olhada, tem muitas novidades, peço gentileza, segue-no blog, tambem seguirei voces.
att.

Direito Reservado: Marcelo Rocha de Deus disse...

Adorei...

Estou de cara nova, dê uma olhada, tem muitas novidades, peço gentileza, segue-no blog, tambem seguirei voces.
att.