segunda-feira, junho 14, 2010

Avaliação

Trabalho em duas escolas em Alvorada, uma municipal e uma da rede estadual. Durante todos esses anos como educadora sempre tive turmas de alfabetização (1º e 2º ano), acho muito gratificante, pois cada dia consigo perceber o crescimento deles. Costumo avaliar meus alunos diariamente, pois com isso consigo perceber as dificuldades que eles apresentam e alterar meu planejamento na tentativa de sanar tais dificuldades. Através da observação eu avalio tudo: as atividades realizadas, a participação no grupo e nas aulas, o empenho em realizar as tarefas, a sua tentativa, o seu esforço.
As duas escolas possuem formas diferentes de avaliar. A escola do Município atende somente alunos de 1º a 5º ano e avaliação é através de relatório, onde uma parte marca-se um (X) no objetivo atingido pelo aluno (atingiu plenamente, parcialmente ou ainda não atingiu) e a outra é descritiva, apesar de não ter notas realizamos prova (atividades de avaliação) todo trimestre, que são entregues aos pais se o aluno está bem e retida caso apresente dificuldades. A escola do Estado atende alunos da pré-escola até o ensino médio, a avaliação na pré-escola e 1º ano é através de relatório de avaliação (igual ao do município), o 2º ano no 1º e 2º trimestre é através de relatório de avaliação e o último é nota (de 0 a 100), já os demais anos é nota com média 50. Também realizamos prova todos os trimestres, que são entregue aos pais juntamente com o relatório ou boletim.
Quando trabalho com turma de 2º ano a maior dificuldade que eu tenho em relação à avaliação é atribuir nota aos meus alunos no último trimestre, acho sem lógica. Já tentamos mudar, retirar a nota e utilizar somente relatório no 2º ano, mas não conseguimos.
Em ambas as escolas os relatórios e provas servem para mostrar aos pais que etapa se encontra o aluno, pra mim serve para intervir e corrigir as dificuldades apresentadas.
Apesar de ser muito discutida, ainda não existe um consenso sobre a avaliação. Para aperfeiçoar minha prática em relação à avaliação procuro estudar, ler bastante sobre o assunto, participar de formações e sempre utilizar a avaliação dos meus alunos para diagnosticar as dificuldades e tentar corrigi-las, jamais classificar, selecionar ou eliminar.

Nenhum comentário: