sexta-feira, junho 18, 2010

Reflexão sobre planejamento

O estágio contribuíu para muitas reflexões sobre a minha prática, um exemplo é o planejamento. Sempre fiz meu planejamento diariamente, com o estágio passei a fazer semanalmente o que me permitiu uma maior contextualização dos conteúdos. A forma como eu organizei no pbworks em uma tabela com um dia ao lado do outro permitiu uma visualização melhor da semana me possibilitando uma melhor integração das aulas. Isso só veio a reforçar o que aprendi durante o curso sobre planejamento. Segundo Gandin, Planejamento é elaborar – decidir que tipo de sociedade e de homem se quer e que tipo de ação educacional é necessária para isso; verificar a que distância se está deste tipo de ação e até que ponto se está contribuindo para o resultado final que se pretende; propor uma série orgânica de ações para diminuir esta distância e para contribuir mais para o resultado final estabelecido; executar – agir em conformidade com o que foi proposto e avaliar – revisar sempre cada um desses momentos e cada uma das ações, bem como cada um dos documentos deles derivados (GANDIN, 1985, p. 22).
Infelizmente para muitos educadores o planejamento ainda é visto como um ato meramente burocrático. Na minha prática docente realizamos planejamento de curso e às vezes de unidade, mas na maioria das vezes apenas para cumprir uma formalidade, já que nem sempre ele é cumprido. Muitos professores não fazem planejamento, nem mesmo possuem um diário com as aulas registradas.
Segundo Schmitz, “Qualquer atividade, para ter sucesso, necessita ser planejada”.
O planejamento é uma espécie de garantia dos resultados. E sendo a educação, especialmente a educação escolar, uma atividade sistemática, uma organização da situação de aprendizagem, ela necessita evidentemente de planejamento muito sério. Não se pode improvisar a educação, seja ela qual for o seu nível” (SCHMITZ, 2000, p.101).

Nenhum comentário: