terça-feira, novembro 23, 2010

Avaliação do Eixo VIII

Interdisciplinas desenvolvidas: Seminário Integrador VIII; Estágio Supervisionado em Docência Anos Iniciais.

Na interdisciplina Seminário Integrador VIII nossa atividade consistiu em refletir sobre o desenvolvimento do estágio e registrar no portfólio (Blog), uma importante ferramenta que mostra as realizações do processo, evidenciando os pontos fortes da prática pedagógica e o enfrentamento ou superação das limitações.

O estágio supervisionado foi muito importante para o meu aperfeiçoamento enquanto profissional e acadêmica de Pedagogia, pois proporcionou unir a prática que eu já possuía com a teoria adquirida durante o curso do PEAD.

Meu estágio curricular foi realizado em uma escola Estadual no município de Alvorada/RS, com uma turma de 1º ano do Ensino Fundamental, no qual desenvolvi o projeto com o tema “Eu (Identidade) e as pessoas que me rodeiam”. Este tema possibilitou desenvolver no aluno o conhecimento de si mesmo. A turma era composta por 19 alunos, sendo onze meninos e oito meninas com idades entre 6 e 7 anos. A partir da identidade do aluno e do seu cotidiano, foi possível explorar as noções de tempo e espaço, tomando como base as relações que ele estabelece junto à família, na própria casa, na escola, na rua... Através de sua realidade o aluno aprende a situar-se no mundo e no meio em que vive, conhece a relação existente entre ela e as pessoas, desenvolve a capacidade de pensar historicamente, permitindo-lhe localizar-se dentro do contexto histórico. Penso que se conhecendo mais e melhor, os alunos desenvolvem a auto-estima e consequentemente melhoram o desenvolvimento nas relações e conflitos pessoais e as relações com o mundo exterior.

A prática de ensino buscou propiciar que os alunos aos poucos, se reconhecessem como sujeitos históricos e cidadãos, desenvolvendo a auto-estima, a afetividade e a tolerância, capacidades necessárias para uma vivência saudável e solidária.

O tema “Eu (Identidade) e as pessoas que me rodeiam” possibilitou desenvolver no aluno o conhecimento de si mesmo. A partir da identidade do aluno e do seu cotidiano, foi possível explorar as noções de tempo e espaço, tomando como base as relações que ele estabelece junto à família, na própria casa, na escola, na rua... Segundo Rego, “para Vygotsky o sujeito se constitui como pessoa principalmente a partir de suas interações sociais, a partir das trocas estabelecidas com seus semelhantes” (REGO, 2002, p.109). Através de sua realidade o aluno aprende a situar-se no mundo e no meio em que vive, conhece a relação existente entre ela e as pessoas, desenvolve a capacidade de pensar historicamente, permitindo-lhe localizar-se dentro do contexto histórico. Acredito que ao abordar a história dos alunos, contribuí para eles se identificarem mais facilmente como sujeitos históricos capazes de agir e transformar o mundo ao seu redor.

Durante todo o desenvolvimento do projeto de estágio procurei resgatar a história de vida de cada criança, buscando salientar que cada um possui uma natureza singular, mostrando que cada pessoa possui características próprias, que todos são diferentes e únicos no mundo, no intuito de fazer com que cada criança fosse capaz de ver-se e aceitar-se como parte integrante do meio inserida em uma família e em sociedade. Penso que se conhecendo mais e melhor, os alunos desenvolvem a auto-estima e consequentemente melhoram o desenvolvimento nas relações e conflitos pessoais e as relações com o mundo exterior.

Um comentário:

Grace Milcharek disse...

Sandra tua reflexão demonstra mudança e aprimoramento na tua prática docente, culminando no Estágio.

Com carinho,
Grace Maria