domingo, outubro 31, 2010

Avaliação do Eixo VI


Interdisciplinas desenvolvidas: Seminário Integrador VI; Educação de Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais; Filosofia da Educação; Questões Ético-raciais na Educação, História e Sociologia; Desenvolvimento e Aprendizagem sob o enfoque da Psicologia II.

Tudo que estudamos durante o semestre produziu mudanças significativas em todos os aspectos da minha vida, pois todas as interdisciplinas vieram de encontro a minha prática. Todos os estudos e trabalhos realizados contribuíram para uma reflexão diária sobre a prática. Muitos conceitos como: etnia, discriminação, diversidade, preconceito, necessidades educacionais especiais foram trabalhados pelas interdisciplina durante o semestre e foi tema das postagens no Portfólio de Aprendizagens (Blog). Entre as postagens destaco a referente à atividade Diversidade na Escola: Mosaico Étnico-Racial desenvolvida na Interdisciplina de Questões Étnico-Raciais na Educação.

O desenvolvimento da atividade foi importante para uma reflexão sobre a importância de trabalhar a ancestralidade dos alunos, resgatando a sua história, fazendo com que os alunos se sintam parte dela, que aceitem e respeitem sua origem e a história dos outros, pois a sociedade é composta por diversas etnias. E que as diferenças existentes entre as etnias devem ser vistas como possibilidades de troca e enriquecimento mútuo.

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais:

O grande desafio da escola é investir na superação da discriminação e dar a conhecer a riqueza representada pela diversidade etnocultural que compõe o patrimônio socioculturalbrasileiro, valorizando a trajetória particular dos grupos que compõem a sociedade. Nesse sentido, a escola deve ser local de diálogo, de aprender a conviver, vivenciando a própria cultura e respeitando as diferentes formas de expressão cultural. (BRASIL, 1997, P.32).

Na interdisciplina Seminário Integrador continuamos trabalhando com Projetos de Aprendizagem, montamos grupos e iniciamos um novo projeto. O tema escolhido foi “Pensando sobre a influência da mídia, Alvorada é realmente o município mais violento da região metropolitana?” Com este trabalho, não tínhamos a intenção de desmistificar a violência existente, mas sim começar um debate, primeiramente com o grupo, depois com nossos alunos, e em seguida com a comunidade, pois pensamos que este seja o papel dos Projetos de Aprendizagem, por em prática todo os dados e conhecimentos pesquisados por nós.Foi um trabalho muito enriquecedor.

Um comentário:

Grace Milcharek disse...

Ótima postagem Sandra, o registro das evidências e o link para a postagem passada enriquecem o Blog e mais, cativa o leitor.
É isso aí, ficou muito bom.

Com carinho,
Grace Maria