terça-feira, outubro 05, 2010

Avaliação do Eixo IV

Interdisciplinas desenvolvidas: Seminário Integrador IV; Representação do Mundo pela Matemática; Representação do Mundo pelas Ciências Naturais; Representação do Mundo pelos Estudos Sociais.

Todos os estudos realizados durante o semestre foram importantes para a minha aprendizagem, pois contribuíram para uma reflexão sobre a minha prática.

Através dos estudos realizados refleti sobre os conceitos de Espaço e Tempo, trabalhados em todas as interdisciplinas e compreendi que a construção dos conhecimentos relacionados ao tempo e ao espaço só poderá realmente efetivar-se se a realidade vivida pelo aluno subsidiar de fato o trabalho do professor.

Através das aulas da interdisciplina de Ciências Naturais pude perceber que a observação é um dos processos mais importantes no Ensino de Ciências. É o processo mental mais simples e que fornece maior qualidade de material para o pensamento. Desenvolver a observação na criança é oportunizar atividades que ela utilize inteligentemente os sentidos, tornando-a uma observadora cuidadosa, capaz de relatar e interpretar com exatidão o que vê. Percebi também que o trabalho com atividades práticas é muito importante na aprendizagem de Ciências.

Através da interdisciplina de Matemática percebi que infelizmente o trabalho com a matemática nas escolas tem sido baseado na concepção de que a criança aprende matemática através de exercícios individuais e de informações dadas pelo professor. Essa prática tem levado a criança a repetir e a memorizar uma série de operações sem compreendê-las e sem conseguir relacioná-las com situações vividas no seu cotidiano, como se a matemática da escola fosse diferente da vida.

Percebi que a matemática constitui um desafio para todos os educadores e que há muito que fazer no sentido de transformar a matemática da escola em matemática da vida, capaz de levar a criança a ser um individuo reflexivo, independente e confiante em seus conhecimentos.

Outra coisa que contribuiu de forma significativa para a minha aprendizagem foi às oficinas de estudos realizadas no pólo. Através delas aprimorei meus conhecimentos no uso das ferramentas tecnológicas. Elas proporcionarem momentos maravilhosos de interação, socialização do saber e troca de conhecimentos.

Um comentário:

Grace Milcharek disse...

Olá Sandra!
Este semestre as evidências apresentadas são muito significativas na tua trajetória de aprendizagens e o quanto fizeram tuas aulas mudarem para melhor, parabéns pelo trabalho!
Com carinho,
Grace Maria