quinta-feira, setembro 23, 2010

Avaliação do Eixo III


Interdisciplinas desenvolvidas: Seminário Integrador III; Artes Visuais; Literatura Infanto-Juvenil e Aprendizagem; Ludicidade e Educação; Musica na Escola; Teatro e Educação.

O semestre foi marcado por um grande desafio, o portfólio. Aprendi a fazer marcadores no blog para as postagens serem utilizadas, posteriormente, na construção do portfólio. A partir desse semestre o blog deixou de ser um diário e passou a ser um portfólio. As postagens no blog que até então eram simples, passaram a ser mais detalhadas, onde eu tentei refletir sobre a minha prática, buscando formas de melhorá-la a partir dos estudos realizados. Quanto às disciplinas todos contribuíram de alguma forma para a minha prática escolar.

Com literatura aprendi a forma correta de contar histórias;

Através da ludicidade descobri que não precisamos de um objetivo específico para utilizar o lúdico na sala de aula, pois podemos possibilitar que os alunos brinquem pelo simples prazer de brincar;

Com o seminário integrador aprendi que por mais difícil que uma atividade ou recurso seja, se tivermos coragem de ousar e enfrentar os desafios, é possível superar os obstáculos.

A disciplina de Teatro foi importante para eu refletir sobre o quanto a teoria é importante na prática, pois ajuda no planejamento e desenvolvimento do trabalho e também na superação de obstáculos.

A disciplina de Artes me mostrou um leque de possibilidades de trabalhar com a arte, através dela podemos trabalhar várias disciplinas (história, geografia, língua portuguesa, matemática...) e não puro e simplesmente desenhar e colorir.

A disciplina de música foi muito importante, contribuiu na reflexão sobre a minha prática, pois antes ela não exercia um papel significante nas minhas aulas, chegando a ponto de ser totalmente ignorada. Percebi que disponho de um recurso tecnológico na escola tão importante quanto o computador, que é o rádio. A partir daí a música passou a ser um importante recurso na aprendizagem.

Um comentário:

Grace Milcharek disse...

Sandra, mais uma vez apresentas uma reflexão confirmando a importância das interdisciplinas na tua aprendizagem e o teu fazer pedagógico, também a tecnologia trouxe mudanças para tua prática em sala de aula. Que bacana, os desafios foram lançados e tens apresentado competência e interesse pelo novo, parabéns.