sexta-feira, setembro 17, 2010

Avaliação do Eixo II


Interdisciplinas desenvolvidas: Seminário Integrador II; Desenvolvimento e Aprendizagem sob o enfoque da Psicologia I; Fundamentos de Alfabetização I; Escolarização, Espaço e Tempo na Perspectiva Histórica; Infância de o a 10 anos.

Obtive muitas conquistas no decorrer do semestre no que diz respeito ao uso das ferramentas. Mas as conquistas que eu considero mais importantes foram à coragem, a superação e acima de tudo a perseverança, que não me deixou desistir nos momentos difíceis.

Foram muitas as dificuldades e os obstáculos, principalmente no que se refere ao tempo e uso dos recursos tecnológicos. Às leituras também foram outra dificuldade, pois em geral são bem extensas e complexas.

Esse semestre pra mim foi muito difícil, foram muitas tristezas, doenças e perdas de entes queridos e isso me causou um desanimo muito grande a ponto de quase desistir do curso e que eu espero poder superar no próximo semestre.

Acredito que tudo que estudamos durante o semestre produziu mudanças significativas em todos os aspectos da minha vida, pois todas as interdisciplinas vieram de encontro a minha prática. A necessidade de relacionar a teoria com a prática contribuiu para uma mudança muito importante no campo pessoal e profissional. Passei a ter um posicionamento mais critico, a expor o que penso e acredito e também a refletir diariamente sobre minha prática, pontuar as ações que abrangia a minha prática e as possíveis mudanças.

A atividade “entrevista com os alunos” do Seminário Integrador influenciou muito para que ocorressem mudanças na minha prática. A partir dela passei a observar mais os meus alunos, conversar sobre coisas do seu dia-a-dia, tornando as aulas mais produtivas e interessantes.

Quanto ao Blog, durante o semestre ele continuou sendo uma espécie de diário, onde registrávamos nossas dificuldades, angustias e conquistas.

Um comentário:

Grace Milcharek disse...

Muita boa a tua reflexão Sandra, quando avalias a contribuição das interdisciplinas no desenvolvimento da tua prática pedagógica, tornando as aulas mais produtivas, interessantes e que mudanças aconteceram no tocante pessoal e profissional, isto é maravilhoso.
Com carinho,
Grace Maria