terça-feira, outubro 26, 2010

Avaliação do Eixo V




Interdisciplinas desenvolvidas: Seminário Integrador V; Psicologia da Vida Adulta; Projeto Pedagógico em Ação; Organização e Gestão da Educação; Organização da Escola.

Todos os estudos realizados durante o semestre foram sem dúvidas muito importantes e contribuíram para a minha prática.

Na interdisciplina Seminário Integrador e Projeto Pedagógico em Ação tivemos um grande desafio, desenvolver um projeto em grupo. O tema escolhido foi: “Reações que contagiam: Gargalhada”. Com o trabalho aprendi muito sobre o riso, principalmente que “quando uma situação fica difícil, nada como uma boa gargalhada para diminuir a tensão” Apesar de todas as dificuldades que tivemos para realizar o trabalho, o resultado ficou muito bom e apresentamos no 5º Salão de Educação a Distância da UFRGS.

Na interdisciplina Psicologia da Vida Adulta através da Teoria de Erikson percebi o quanto é importante ter ao longo de nossa vida uma filosofia saudável “aceitar o que você é, o que tem feito e que pode fazer”. Erikson através de sua teoria contribuiu para compreender como as pessoas desenvolvem seu senso de identidade. Os estudos sobre Maturana e Varela mostraram que o mundo não é pré-dado, e que o construímos ao longo de nossa interação. Somos “observadores”, e identificamos determinados comportamentos a partir de nossas vivências, isto significa que conhecimento se dá no momento que estamos interagindo no mundo.

As interdisciplinas Organização e Gestão da Educação e Organização da Escola foram importantíssimas para a minha prática, pois me aproximaram mais das escolas onde trabalho. Os estudos realizados contribuíram para uma reflexão sobre a educação e também sobre o funcionamento de algumas coisas na escola.

Uma questão importante é que a construção de uma sociedade democrática implica no desenvolvimento de uma ação democrática concreta em todos os espaços de interação social. A gestão democrática da escola é um passo importante no aprendizado da democracia, ela requer autonomia e participação em diferentes níveis, através do Conselho Escolar, que é o órgão máximo dentro da escola, constituído por representantes dos diversos segmentos (pais, alunos, funcionários e professores, e pelo diretor que é membro nato) e que juntos tomam decisões relativas ao cotidiano da escola, ou seja, a gestão democrática é feita por todos. Gestão democrática significa divisão de poder, onde todos têm o direito de participar na construção de uma escola melhor.

Outra questão importante diz respeito ao PPP e ao Regimento Escolar que são documentos importantíssimos para a construção de uma escola pública democrática de qualidade e transformadora, mas que normalmente ficam engavetados, quando deveria ser um manual atualizado para auxiliar a escola a ter coerência em suas ações. Estudos e modificações do PPP e Regimento são realizados somente quando há solicitação da mantenedora.

Através de estudos sobre Organização Curricular da Escola e Avaliação da Aprendizagem descobri que existe outras formas de organização curricular prevista do qual eu desconhecia e também que em relação a transferência minha escola adota o que é estabelecido na legislação, mas que nem sempre é cumprido o que é determinado, pois é comum recebemos alunos sem a documentação necessária, sem avaliação e até mesmo sem comprovação de que freqüentou a escola.

Aprendi que é essencial uma reflexão sobre a importância dos educadores na vida de um cidadão, pois este é nosso compromisso, nossa contribuição. Como se refere Rubem Alves, “a alegria de ensinar está dentro de cada um. Temos que sentir prazer ao ver os olhos de uma criança brilhando quando se deparam com o novo e também precisamos lutar para não perder o brilho de nossos olhos”.

Um comentário:

Grace Milcharek disse...

Primeiramente parabéns Sandra pela participação e apresentação no 5º salão de Educação a Distancia da UFRGS, estava lá e fiquei muito lisonjeada com a participação do nosso Polo de Alvorada.
No Eixo V foram muitos teóricos estudados com também legislação e normas existentes que regem as escolas e a educação.
As inters do SI e Projeto Pedagógico em Ação trouxeram alguma contribuição do aprendizado para o teu fazer pedagógico?
Vamos nos comunicando, ok!
Com carinho,
Grace Maria