quarta-feira, maio 06, 2009

Diversidade na Escola : Mosaico Étnico-Racial

Desenvolvi com a minha turma (2º ano) a mesma atividade que realizamos na aula presencial da disciplina de Questões Étnico-Raciais na Educação. Distribui alguns espelhos para os alunos e pedi que eles se observassem, logo em seguida distribui uma folha e pedi que se desenhassem. Depois em duplas, pedi que ficassem de frente um para o outro e se observassem calmamente, procurando ressaltar as características de cada um como: cabelo, olhos, pele... Após pedi que desenhassem o colega, salientando todas as características observadas.
Durante a realização dos desenhos, pude perceber o quanto os alunos têm dificuldades para se desenhar, ou melhor para ressaltar suas características, principalmente em relação a cor da pele, pois ao pintar o desenho a cor atribuída foi o “salmão” a que eles se referem como cor de pele. Mesmo quando desenharam o colega (afro-descendente) atribuíram a cor salmão à cor da pele. Com isso pude perceber a necessidade de se trabalhar a ancestralidade dos alunos, resgatar a sua história, fazendo com que os alunos se sintam parte dela, que aceitem e respeitem sua origem e que também aprendam a respeitar a história dos outros, pois a sociedade é composta por diversas etnias.

Um comentário:

Beatriz disse...

Conseguistes trabalhar com honestidade e clareza, que significa abordar claramente o problema que percebestes? Trabalhar a cor que identifica a cor de pele identifica a de quem? E por que negros tem sua pele identificada com a cor de branco? Eles já tem preconceito que precisam ser postos a vista. Uma estratégia seria deslocar o prblema deles para outras pessoas. Por exemplo, levantar com eles os artistas que mais gostam na TV ou cantores. Pedir e fazer um mural com fotos digitais ou imagens tiradas do computador em sites de propaganda. Trabalhar com cada uma pedindo, em grande grupo, que eles identifiquem as características físicas. Se tiverem filhos tragam para roda visual a mulher e os filhos para verem possíveis miscigenagens. Uma dela esses dias ainda vi. O cantor Seal que é casado com a modelo é um excelente caso. Olha em http://ego.globo.com/Gente/Noticias/0,,MUL751982-9798,00-SEAL+E+HEIDI+KLUM+EM+MAIS+UM+MOMENTO+FAMILIAFELIZ.html e vê que familia interessante de trabalhar.
Um abração
Bea