A aula presencial de Psicologia foi muito boa. A professora Luciane aplicou as diferentes provinhas de Piaget no filho da Lidiane, explicando passo a passo, com isso foi possível esclarecer muitas dúvidas em relação ao uso do método clinico.
Segundo a professora Luciane ao aplicar o método clinico devemos ter cuidado para não induzir o aluno a responder o que a gente quer, a idéia é argumentar, questionar o aluno, desequilibrá-lo de forma a mudar o seu raciocínio. Que quando a criança tem reversibilidade de pensamento, ele consegue fazer operação mental (vai e vem), no exemplo da prova da conservação da massa, ela consegue abstrair que muda a forma, mas não muda a quantidade.Compreendi que a aplicação do método clinico não serve somente para saber em que estádio a criança está, mas também para entender como a criança pensa. Que uma pessoa está em um determinado estádio, mas em alguns momentos, diante de uma situação nova pode utilizar um outro estádio anterior.
Segundo a professora Luciane ao aplicar o método clinico devemos ter cuidado para não induzir o aluno a responder o que a gente quer, a idéia é argumentar, questionar o aluno, desequilibrá-lo de forma a mudar o seu raciocínio. Que quando a criança tem reversibilidade de pensamento, ele consegue fazer operação mental (vai e vem), no exemplo da prova da conservação da massa, ela consegue abstrair que muda a forma, mas não muda a quantidade.Compreendi que a aplicação do método clinico não serve somente para saber em que estádio a criança está, mas também para entender como a criança pensa. Que uma pessoa está em um determinado estádio, mas em alguns momentos, diante de uma situação nova pode utilizar um outro estádio anterior.
Nenhum comentário:
Postar um comentário