terça-feira, abril 27, 2010

Reflexão sobre o estágio - 2ª semana


A semana teve inicio com um trabalho em comemoração ao Dia do índio, além de fazer parte do currículo, acredito que é uma forma de desfazer pré-conceitos que predominam ao se falar dos povos indígenas, é a valorização da cultura indígena através da educação.A escola precisa ser um local de diálogo e aprendizado para que as vivências do corpo docente e discente respeitem as diferentes formas de vida e expressão cultural. Confesso que fiquei surpresa com os conhecimentos prévios dos meus alunos sobre o tema. Isso demonstra o quanto é importante oportunizar que os alunos demonstrem seus conhecimentos, que haja momentos de trocas, de interação. Para teóricos como Piaget, Vygotsky e Wallon o conhecimento se constrói a partir das trocas, das relações e as interações entre sujeito e o meio. O desenvolvimento depende das experiências oferecidas pelo meio e pelo grau de apropriação que o sujeito faz delas. É através da observação direta do meio e com a mediação do professor que o conhecimento vai sendo construído pelos educandos.
Como educadora tenho procurado incluir a música sempre em planejamentos, pois considero um importante recurso lúdico. Penso que a música contribui para integrar muitos componentes curriculares, além de ocasionar a socialização e o bem estar das crianças. Segundo Snyders (2008) “A música na sala de aula desempenha papel de atividade criativa e integradora do currículo escolar”.
Sempre procuro refletir sobre os trabalhos desenvolvidos na sala de aula, um exemplo é a atividade sobre a linha do tempo em que os alunos tinham que imaginar algo e desenhar, ela contribuiu para uma reflexão sobre a necessidade de incluir na prática pedagógica uma ligação com o fazer artístico do aluno, através de atividades que façam com que os alunos liberem a imaginação e criação. De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais “A arte tem representado desde os tempos mais remotos uma atividade fundamental do ser humano que dela se vale para comunicar, simbolizar, expressar e compartilhar com seus semelhantes experiências, idéias e emoções. Sua importância esta na possibilidade de acionar ao mesmo tempo processos referentes tanto a sensibilidade quanto ao conhecimento sistematizado, articulando-se entre os imaginários e o real...” (BRASIL, 1997, p.8).
Outra coisa que considero importante é a necessidade em desenvolver atividades significativas para os alunos, que despertem o interesse e a vontade deles em participar das aulas.

3 comentários:

Direito Reservado: Marcelo Rocha de Deus disse...

Já paricipei de um seminário (Estágio supervisionado), esse tema é sempre uma discução construtiva.
-----------------------------------
vejam só:
Uma decisão recente tomada pela equipe do Google Chrome está gerando opiniões bem diferentes entre os usuários do navegador. Se trata do anúncio de que a identificação de protocolo (http://) no início dos endereços será omitida. A proposta tem como fundamento o fato de que os usuários já não digitam o HTTP quandoestão buscando sites na web.

O QUE VOCE ACHA?

VAI SER ÚTIL?

VAI MINIMIZAR O ESTRESSE?

AFINAL, QUAL NAVEGADOR VOCE PREFERE USAR?

REGISTRE SUA IDÉIA. PARTICIPE DA NOSSA ENQUETE

VÁ NA COLUNA DIREITA DA PÁGINA E VOTE.
http://www.marcelorochadedeus.blogspot.com

Direito Reservado: Marcelo Rocha de Deus disse...

http://www.marcelorochadedeus.blogspot.com/2010/04/chrome-vai-deixar-de-exibir-http-nos.html

Beatriz disse...

Oi Sandra, pena que a visita do Marcelo tenha sido tão egoista. Ele ainda não percebeu o que é interação e nem cooperação. Ele quer apenas colaboração de alguém sem nem pensar se esse alguém gostaria de uma olhada no seu post. Teus post tem sido muito bem embasados teoricamente, o que me deixa muito feliz. No entanto, sinto que eles estão tão sisudos!!! Tenho a impressão de que olhas tua sala com um olhar de quem é bem objetivo, esquecendo-se de olhar o que passa por entre os fatos, pessoas e acontecimentos diários. Assim, posso te provocar? Gostaria de que , em um próximo post, fosses mais leve e solta, contando o que acontece e buscando mudanças que poderiam ter ajudado a acontecer. Claro que isso , de maniera nenhuma dispensa a teoria que tão bem vens pontuando. Vamos lá?
Um abração
Bea