terça-feira, maio 04, 2010

Reflexão sobre o estágio - 3ª semana

Escolhi o recurso da música para abordar o tema corpo humano, porque as crianças apreciam bastante o cantar, além do fato de a música torna as aulas mais agradáveis e atraentes. Como educadora acredito que devemos valorizar a brincadeira e a música na sala de aula, pois estes desenvolvem muitos aspectos na aprendizagem dos alunos tais como percepção auditiva, a memória, a expressão oral, o ritmo, os limites, entre outros. Segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil “Aprender música significa integrar experiências que envolvem a vivência, a percepção e a reflexão, encaminhando-as para níveis cada vez mais avançados” (BRASIL, 1998, p. 48).
Em minhas aulas procuro sempre propor atividades em que os alunos precisam construir algo, como é o caso da atividade em que eles tinham que montar um corpo humano usando partes de diferentes imagens de recortes de revistas. A atividade despertou a imaginação e criação dos alunos e também proporcionou momentos de descontração e interação, eles trocaram imagens entre si e no final riram muito das produções. Segundo Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil “A construção do conhecimento em arte não acontece pelos modelos impostos de desenhos para colorir, mas pelo respeito e estimulo à criação pessoal, atitude que deverá permear todas as ações da escola como espaço social de formação e transformação” (BRASIL, 1998, p. 10). Penso que, trabalhar o fazer artístico dos alunos, não pode de maneira alguma, reduzir-se à reprodução de modelos prontos. É fundamental das oportunidades para que o educando expresse suas idéias, suas vontades, suas criações e forma autêntica. Conduzindo a prática pedagógica nesta linha, o educador estará respeitando e considerando de forma positiva a liberdade de expressão de seus alunos.
Como educadora tenho sempre a preocupação de incluir em minhas aulas atividades lúdicas como é o caso da mímica, pois acredito que esse tipo de atividade proporciona a desinibição, a criatividade e a percepção visual. Segundo Oliveira “A partir do momento em que a criança torna-se capaz de imaginar, ela passa a desenvolver diferentes formas de expressão como a oralidade, a expressão plástica, a música e a expressão dramática, através das quais estabelece relações com o mundo” (OLIVEIRA, 2001, p. 90). As crianças precisam ter oportunidades de vivenciar situações em que estabeleçam relações com o mundo ao seu redor. Dramatizar expressando-se somente com o corpo faz que a criança utilize criatividade e exponha seus conhecimentos sobre aquilo que estão pretendendo representar, além de ser uma ótima atividade, para que os alunos se desinibam e interajam melhor com os outros.
Depois de muita negociação, de argumentar bastante junto à direção sobre a importância de oportunizar que os alunos realizarem trabalhos no ambiente informatizado, consegui finalmente agendar um horário pra minha turma, todas as sextas-feiras. A direção era contra pelo fato de não ter uma pessoa especializada para atender o setor. Também foi determinado um horário de pracinha que é todas as segundas-feiras após o recreio.
Não fomos na pracinha porque choveu, mas o ambiente informatizado foi à sensação, o ponto alto da semana.
A principio eu havia planejado levá-los primeiramente para conhecer o ambiente, já que muitos alunos nunca haviam mexido em um computador. Quando chegamos na sala, a euforia era tanto que eles mal conseguiam se conter. Havia pensado em mostrar sites infantis e também o vídeo de uma música trabalhada, mas não foi possível, pois não tinha Internet. Então reuni todos os alunos diante de um computador para mostrar como era e que tipo de recursos ele oferece. Como percebi que eles estavam eufóricos e que os olhinhos brilhavam diante do computador, conclui que a melhor maneira deles aprenderem era explorando a novidade, no caso o computador. Conforme combinação eles trabalharam em duplas, um aluno que tinha algum conhecimento, com um colega que nunca mexeu no computador. Pra minha surpresa eles se organizaram rapidamente, a concentração era tanta que nem parecia que tinha alunos no ambiente, foi um momento de muitas trocas, um ajudava o outro, eles só lembravam de mim quando apertavam uma tecla errada e precisavam de ajuda. No inicio eles queriam jogar Pinball, mas depois de alguns minutos perderam o interesse pelo jogo e foram desenhar no Paint. Ao refletir sobre a aula, percebi que o uso do computador é um importante recurso do qual nós educadores não podemos jamais abrir mão, pois ele favorece o processo de ensino aprendizagem, a interação e cooperação.

2 comentários:

Colégio Érico Veríssimo disse...

Oi Sandra!
Tudo bem?
Que ótimo que utilizou o ambiente informatizado da tua escola! Já está conseguindo romper com alguns "tabus" ; já está fazendo a diferença!
Como ainda está sem internet na escola, posso te sugerir a utilização de um software chamado GCompris, ele é livre e é de fácil instalação. Caso queira conhecer, podemos combinar no Polo para que tu possa analisá-lo, o que achas?
Fico a disposição caso queira o software, ok?
Abraços,
Vanessa

Beatriz disse...

Sandra, estive lendo tuas reflexões semanais no teu pbwork de estágio. São quase iguais ás tuas postagens. Isso fica meio estranho porque são reflexões bem diferenciadas. Aqui o objetivo é o de constatar mudanças que tivestes ao longo do curso e como essas mudanças estão influenciando no estágio. O que realmente está vazando do curso para tua sala de aula.
Noto que, tuas idéias teóricas, muitas vezes entram em contradição com as práticas na sala de aula. na verdade, se bem entendo, há sempre um início que parte de ti e que depois, se espalha pelo grupo. Claro que, por ser um início mais provicador as criançasgostam mais!! Mas, não é bem essa a proposta. Como tens cuidado da cooperação? Da autonomia dos alunos? Da parceria companheira com eles?
Percebo que tens utilizado muito material e ideías de diferentes interdisciplinas e gostaria que tu te dessses conta e aqui registrasse porque os escolhes. Só porque, por exemplo, tu achas que a música é lúdica? Sabes que os estudos têm mostrado que há uma grande entre desenvolvimento matemáticvo e musical?
Um abração
Bea