terça-feira, abril 06, 2010

Conhecimentos prévios dos alunos sobre o uso do computador

Mesmo sem ter recebido um retorno sobre a possibilidade de utilizar o ambiente informatizado durante o meu estágio, resolvi pesquisar entre os meus alunos quais os conhecimentos que eles possuem sobre o uso do computador. Iniciei perguntando a eles quantos possuem computador em casa, se os pais permitem que eles utilizem e que tipo de ferramenta utilizam . Dos dezenove alunos da turma, onze ainda não possuem computador em casa. Oito possuem, sendo que seis utilizam para jogos e dois revelaram que os pais não permitem que eles mexam. Perguntei para os que não possuem, se alguma vez já viram um computador, se já mexeram. Apenas um respondeu que costuma utilizar na casa de parentes para jogar, os demais nunca viram um computador de perto. Minha pesquisa em relação aos conhecimentos prévios de meus alunos acabou aguçando a curiosidade e interesse deles em conhecer de perto um computador e aprender a utilizar. Mencionei que a escola possui uma sala com computadores e que existe a possibilidade de utilizarmos, todos ficaram radiantes.
Espero que meus alunos realmente tenham a oportunidade de utilizar o ambiente informatizado, pois como certeza esse recurso contribuirá muito para aprimorar os conhecimentos e desenvolver o ensino/aprendizagem deles. De acordo com o texto “Revisando os Projetos de Aprendizagem, em tempos de web 2.0” (COSTA e MAGDALENA) trabalhado na Interdisciplina Seminário Integrador VII, as tecnologias são usadas como meios que permitem a comunicação, as trocas e a realização de atividades em redes cooperativas de aprendizagens, capazes de superar a concepção linear e dicotomizada, ainda presente em grande parte das instituições escolares.

2 comentários:

Colégio Érico Veríssimo disse...

Oi Sandra!

Lendo tua postagem, me dei conta que realizou uma pesquisa a fim de conhecer a realidade dos teus alunos quanto a utilização de computadores. Deixo como sugestão a criação de um gráfico que ilustre esta tua pesquisa que poderá ser utilizada mais adiante, ok?

bjus,
Vanessa

Beatriz disse...

Maravilha!! Partiste do conhecimento prévo deles. Agora tens que negociar o uso do lab e os que já sabem podem ser teus monitores, ajudando os que não sabe. Já imaginastes que esforço coletivo? Fazer brincadeiras com os que ainda têm dificuldaes é o máximo. Por exemplo, descobrir o site da Mônica, uma obra de arte. um blog de um aluno e assim por diante. Tu poderis combinar com todos eles, ações a serem feitas. Provavelmente terás uma lista e eles escolhem dela o que querem fazr e descobrir. Está indo muiot bem!! Um abração
Bea