terça-feira, abril 20, 2010

Estágio: 1ª semana

Senti-me um pouco nervosa ao iniciar a primeira semana de estágio, mas aos poucos fui me acalmando e tudo transcorreu normalmente. A princípio fiquei preocupada em vencer tudo que havia programado para a semana o que contribuiu para eu refletir que o planejamento deve ser flexível, que não tenho que me preocupar em vencer tudo que foi planejado, mas sim respeitar o ritmo dos alunos, pois cada um tem seu jeito particular e único de aprender.
Como educadora procuro sempre estimular a cooperação e a interação entre os alunos, fazendo com que eles se ajudem mutuamente, pois acredito que a aprendizagem acontece a todo o momento através da interação entre indivíduos. Com a minha turma de estágio isso já está acontecendo, normalmente os alunos que terminam mais rapidamente suas atividades pedem para ajudar os colegas que ainda não concluíram suas atividades. De acordo com Vygotsky, todo ser humano se constitui um “ser” pelas relações que estabelece com os outros seres humanos. O sujeito é interativo, porque forma conhecimentos e se constitui a partir de relações intra e interpessoais. É na troca com outros sujeitos e consigo próprio que se vão internalizando conhecimentos, papéis e funções sociais, o que permite a formação do conhecimento e da própria consciência. A aprendizagem é o processo pelo qual o indivíduo adquire informações, habilidades, atitudes e valores a partir de seu contato com a realidade, com o meio ambiente e com pessoas.
Em todas as aulas procurei desenvolver atividades lúdicas, pois acredito que elas tornam a aprendizagem mais atraente e significativa. Enquanto as crianças brincam, elas se desenvolvem e se socializam.
De acordo com Ângela Meyer Borba (2007) “O plano informal das brincadeiras possibilita a construção e a ampliação de competências e conhecimentos nos planos da cognição e das interações sociais, o que certamente tem conseqüências na aquisição de conhecimentos no plano da aprendizagem formal”.

Um comentário:

Beatriz disse...

Maravilha!! Entendestes bem o espírito da reflexão que leva à conclusões e constatações que ajudarão todo o teu trabalho como rofissional.Valeu!!
Um abração
Bea