quarta-feira, abril 14, 2010

Projeto de Estágio


A tarefa de elaborar o projeto de estágio não foi nada fácil, não pela questão do planejamento, pois como educadora sei que qualquer atividade para ter sucesso é preciso ser planejada, o que me agoniou foi o curtíssimo prazo estipulado para a elaboração do mesmo.
Este ano estou trabalhando com uma turma de 1º ano e escolhi o tema “Identidade” por fazer parte do projeto pensado pelos professores da escola. Este tema possibilita desenvolver no aluno o conhecimento de si mesmo. Partindo da identidade do aluno e do seu cotidiano, é possível explorar as noções de tempo e espaço, tomando como base as relações que ele estabelece junto à família, na própria casa, na escola, na rua... É através de sua realidade que o aluno aprenderá a situar-se no mundo e no meio em que vive, conhecerá a relação existente entre ela e as pessoas, desenvolvera a capacidade de pensar historicamente, permitindo-lhe localizar-se dentro do contexto histórico. Acredito que abordando a história dos alunos, eles se identificaram mais facilmente como sujeitos históricos capazes de agir e transformar o mundo ao seu redor.
Entre os objetivos pensados ao elaborar o projeto destaco o de valorizar os conhecimentos dos meus alunos e de oportunizar momentos de pesquisa, pois segundo Paulo Freire “não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino”. Também tenho como objetivo propiciar momentos lúdicos, pois acredito que favorecem a aprendizagem e tornam as aulas mais atraentes e interessantes. De acordo com Vygotsky (1987), o brincar é uma atividade humana criadora, na qual imaginação, fantasia e realidade interagem na produção de novas possibilidades de interpretação, de expressão e de ação pelas crianças, assim como de novas formas de construir relações sociais com outros sujeitos, crianças e adultos.

Um comentário:

Beatriz disse...

Sndra, trabalhar com a identidade é um tema que uma boa parcela de prof estagiários está selecionando para não fugir do planejamento da escola. Tudo OK. Só que vocês como estagiários de um curso que preza um planejamento aberto, voltado para a contrução cooperativa de conhecimento, trabalhos onde a tecnologia facilita resultados inovadores precisa ser lebrado. O que pretende fazer de inovador nesse planejamento? Qual será o papel e o compromisso dos alunos? e os teus cmo professora? por que escolheses determinadas estratégias? Gostaria de lembrar que esse é um espao em que vas registrar reflexões sobre o andamento dos trabalhos na escola, o que notas como mudanças em ti , nos alunos, nos colegas enfim que tipo de elementos estás descobrndo que te dão uma nova visão como professora?
Um abração
Bea