domingo, outubro 31, 2010

Avaliação do Eixo VI


Interdisciplinas desenvolvidas: Seminário Integrador VI; Educação de Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais; Filosofia da Educação; Questões Ético-raciais na Educação, História e Sociologia; Desenvolvimento e Aprendizagem sob o enfoque da Psicologia II.

Tudo que estudamos durante o semestre produziu mudanças significativas em todos os aspectos da minha vida, pois todas as interdisciplinas vieram de encontro a minha prática. Todos os estudos e trabalhos realizados contribuíram para uma reflexão diária sobre a prática. Muitos conceitos como: etnia, discriminação, diversidade, preconceito, necessidades educacionais especiais foram trabalhados pelas interdisciplina durante o semestre e foi tema das postagens no Portfólio de Aprendizagens (Blog). Entre as postagens destaco a referente à atividade Diversidade na Escola: Mosaico Étnico-Racial desenvolvida na Interdisciplina de Questões Étnico-Raciais na Educação.

O desenvolvimento da atividade foi importante para uma reflexão sobre a importância de trabalhar a ancestralidade dos alunos, resgatando a sua história, fazendo com que os alunos se sintam parte dela, que aceitem e respeitem sua origem e a história dos outros, pois a sociedade é composta por diversas etnias. E que as diferenças existentes entre as etnias devem ser vistas como possibilidades de troca e enriquecimento mútuo.

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais:

O grande desafio da escola é investir na superação da discriminação e dar a conhecer a riqueza representada pela diversidade etnocultural que compõe o patrimônio socioculturalbrasileiro, valorizando a trajetória particular dos grupos que compõem a sociedade. Nesse sentido, a escola deve ser local de diálogo, de aprender a conviver, vivenciando a própria cultura e respeitando as diferentes formas de expressão cultural. (BRASIL, 1997, P.32).

Na interdisciplina Seminário Integrador continuamos trabalhando com Projetos de Aprendizagem, montamos grupos e iniciamos um novo projeto. O tema escolhido foi “Pensando sobre a influência da mídia, Alvorada é realmente o município mais violento da região metropolitana?” Com este trabalho, não tínhamos a intenção de desmistificar a violência existente, mas sim começar um debate, primeiramente com o grupo, depois com nossos alunos, e em seguida com a comunidade, pois pensamos que este seja o papel dos Projetos de Aprendizagem, por em prática todo os dados e conhecimentos pesquisados por nós.Foi um trabalho muito enriquecedor.

terça-feira, outubro 26, 2010

Avaliação do Eixo V




Interdisciplinas desenvolvidas: Seminário Integrador V; Psicologia da Vida Adulta; Projeto Pedagógico em Ação; Organização e Gestão da Educação; Organização da Escola.

Todos os estudos realizados durante o semestre foram sem dúvidas muito importantes e contribuíram para a minha prática.

Na interdisciplina Seminário Integrador e Projeto Pedagógico em Ação tivemos um grande desafio, desenvolver um projeto em grupo. O tema escolhido foi: “Reações que contagiam: Gargalhada”. Com o trabalho aprendi muito sobre o riso, principalmente que “quando uma situação fica difícil, nada como uma boa gargalhada para diminuir a tensão” Apesar de todas as dificuldades que tivemos para realizar o trabalho, o resultado ficou muito bom e apresentamos no 5º Salão de Educação a Distância da UFRGS.

Na interdisciplina Psicologia da Vida Adulta através da Teoria de Erikson percebi o quanto é importante ter ao longo de nossa vida uma filosofia saudável “aceitar o que você é, o que tem feito e que pode fazer”. Erikson através de sua teoria contribuiu para compreender como as pessoas desenvolvem seu senso de identidade. Os estudos sobre Maturana e Varela mostraram que o mundo não é pré-dado, e que o construímos ao longo de nossa interação. Somos “observadores”, e identificamos determinados comportamentos a partir de nossas vivências, isto significa que conhecimento se dá no momento que estamos interagindo no mundo.

As interdisciplinas Organização e Gestão da Educação e Organização da Escola foram importantíssimas para a minha prática, pois me aproximaram mais das escolas onde trabalho. Os estudos realizados contribuíram para uma reflexão sobre a educação e também sobre o funcionamento de algumas coisas na escola.

Uma questão importante é que a construção de uma sociedade democrática implica no desenvolvimento de uma ação democrática concreta em todos os espaços de interação social. A gestão democrática da escola é um passo importante no aprendizado da democracia, ela requer autonomia e participação em diferentes níveis, através do Conselho Escolar, que é o órgão máximo dentro da escola, constituído por representantes dos diversos segmentos (pais, alunos, funcionários e professores, e pelo diretor que é membro nato) e que juntos tomam decisões relativas ao cotidiano da escola, ou seja, a gestão democrática é feita por todos. Gestão democrática significa divisão de poder, onde todos têm o direito de participar na construção de uma escola melhor.

Outra questão importante diz respeito ao PPP e ao Regimento Escolar que são documentos importantíssimos para a construção de uma escola pública democrática de qualidade e transformadora, mas que normalmente ficam engavetados, quando deveria ser um manual atualizado para auxiliar a escola a ter coerência em suas ações. Estudos e modificações do PPP e Regimento são realizados somente quando há solicitação da mantenedora.

Através de estudos sobre Organização Curricular da Escola e Avaliação da Aprendizagem descobri que existe outras formas de organização curricular prevista do qual eu desconhecia e também que em relação a transferência minha escola adota o que é estabelecido na legislação, mas que nem sempre é cumprido o que é determinado, pois é comum recebemos alunos sem a documentação necessária, sem avaliação e até mesmo sem comprovação de que freqüentou a escola.

Aprendi que é essencial uma reflexão sobre a importância dos educadores na vida de um cidadão, pois este é nosso compromisso, nossa contribuição. Como se refere Rubem Alves, “a alegria de ensinar está dentro de cada um. Temos que sentir prazer ao ver os olhos de uma criança brilhando quando se deparam com o novo e também precisamos lutar para não perder o brilho de nossos olhos”.

terça-feira, outubro 05, 2010

Avaliação do Eixo IV

Interdisciplinas desenvolvidas: Seminário Integrador IV; Representação do Mundo pela Matemática; Representação do Mundo pelas Ciências Naturais; Representação do Mundo pelos Estudos Sociais.

Todos os estudos realizados durante o semestre foram importantes para a minha aprendizagem, pois contribuíram para uma reflexão sobre a minha prática.

Através dos estudos realizados refleti sobre os conceitos de Espaço e Tempo, trabalhados em todas as interdisciplinas e compreendi que a construção dos conhecimentos relacionados ao tempo e ao espaço só poderá realmente efetivar-se se a realidade vivida pelo aluno subsidiar de fato o trabalho do professor.

Através das aulas da interdisciplina de Ciências Naturais pude perceber que a observação é um dos processos mais importantes no Ensino de Ciências. É o processo mental mais simples e que fornece maior qualidade de material para o pensamento. Desenvolver a observação na criança é oportunizar atividades que ela utilize inteligentemente os sentidos, tornando-a uma observadora cuidadosa, capaz de relatar e interpretar com exatidão o que vê. Percebi também que o trabalho com atividades práticas é muito importante na aprendizagem de Ciências.

Através da interdisciplina de Matemática percebi que infelizmente o trabalho com a matemática nas escolas tem sido baseado na concepção de que a criança aprende matemática através de exercícios individuais e de informações dadas pelo professor. Essa prática tem levado a criança a repetir e a memorizar uma série de operações sem compreendê-las e sem conseguir relacioná-las com situações vividas no seu cotidiano, como se a matemática da escola fosse diferente da vida.

Percebi que a matemática constitui um desafio para todos os educadores e que há muito que fazer no sentido de transformar a matemática da escola em matemática da vida, capaz de levar a criança a ser um individuo reflexivo, independente e confiante em seus conhecimentos.

Outra coisa que contribuiu de forma significativa para a minha aprendizagem foi às oficinas de estudos realizadas no pólo. Através delas aprimorei meus conhecimentos no uso das ferramentas tecnológicas. Elas proporcionarem momentos maravilhosos de interação, socialização do saber e troca de conhecimentos.