sexta-feira, outubro 27, 2006

Minha imagem


Oi pessoal!
Esta é a minha imagem para a ECS 8. Quem tem igual?
Imagem: A1
sandrabarti@yahoo.com.br

quinta-feira, outubro 26, 2006

ECS-WEBER2


Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Escola, Cultura e Sociedade - uma abordagem sociocultural e antropológiga.
Nome da aluna: Sandra Bartikoski da Rocha
Número da atividade: ECS 6 - Weber II
Pólo: Alvorada
Professora: Vera Corazza
Tutora: Simone Ramminger

SEMANA 4 / ECS 6 - Weber II


Registre no seu blog individual, duas situações vividas no seu local de trabalho, que possam ser analisadas a partir da teoria de Weber atestando para as relações:
* ser/estar x papéis
Eu estava no período de estágio probatório quando aconteceu uma greve dos professores. Fui precionada pelo grupo de professores à participar, pois segundo a norma da escola a decisão da maioria prevalecia. Por outro o órgão maior do Estado fazia ameaças, dizendo que professores em estágio não poderiam fazer greve. O resultado foi que tive que trabalhar todos os dias de greve mesmo sem alunos e ainda recuperar as aulas que correspondiam a greve.
*poder/hierarquia
Vivi uma situação desagradável, quando fiz meu estágio no Magistério. Fui até a escola com bastante antecedência e marquei meu estágio para o 2º semestre numa 3ª série. Me organizei, confeccionei material, voltei a escola e confirmei meu estágio. Quando cheguei na escola para iniciar meu estágio, soube que não seria mais uma 3ª série e sim uma 2ª série, pois era ano de eleição e a professora da turma em que eu iria estágiar era da oposição, por isso a diretora não aceitou que ela tivesse estagiária.

segunda-feira, outubro 23, 2006

ECS5-WEBER1


"A tarefa do professor é servir aos alunos com o seu conhecimento

e experiência e não impor-lhes suas opiniões políticas pessoais".

Max Weber


ECS 5 - Weber 1

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Escola Cultura e Sociedade - uma abordagem sociocultural e antropológica.
Nome da aluna: Sandra Bartikoski da Rocha
Número da atividade: 5 - Weber I
Pólo: Alvorada
Professora: Vera Corazza
Tutora: Simone Ramminger

SEMANA 4 / ECS 5 - Weber I

Max Weber (1864-1920),nasceu em Erfurt. Filho de advogado, embora tivesse seguido a carreira jurídica, também estudava filosofia, teologia e história. Foi professor de direito em Berlim ( 1891 - 1893) e de econômia política em Friburgo (1895).
Weber inaugurou na sociologia um novo caminho de interpretação da realidade social: a teoria sociológica compreensiva. Sua preocupação era estabelecer distinção entre conhecimento científico e julgamento de valor.
Para Weber, a função da sociologia é compreender os motivos das ações individuais :
- deve oferecer ao homem de ação o entendimemto claro de sua conduta, das motivações e das consequências de seus atos;
- desenvolvimento da racionalidade na administração da sociedade.

Entre os temas da Sociologia política Weberiana, vale distinguir os conceitos de poder e dominação.

PODER: é a capacidade de impor a própria vontade dentro de uma relação social, mesmo contra toda resistência.

DOMINAÇÃO: significa a probabilidade de encontrar obediência a um determinado mandato.
A dominação pode justificar-se em diversos motivos de submissão ou princípios de autoridade.

São três os tipos de dominação legítima: a legal, a tradicional e a carismática.

Dominação legal: a obediência apóia-se na crença na legalidade da lei e dos direitos de mando das pessoas autorizadas a comandar pela lei. Seu tipo mais puro é dominação burocrática. Sua idéia básica é: qualquer direito pode ser criado e modificado mediante um estatuto sancionado corretamente quanto à forma. Seu ideal é: proceder de maneira formal, segundo as regras racionais. A base do funcionamento técnico é disciplina do serviço. A burocracia constitui o tipo tecnicamente mais puro de dominação legal.

Dominação tradicional: sua legitimidade apóia-se na crença de que o poder de mando têm um caráter sagrado, herdado dos tempos antigos. Seu tipo mais puro é a dominação patriarcal. Obedece-se à pessoa em virtude de sua dignidade própria santificada pela tradição: por fidelidade.

Dominação carismática: a legitimidade da autoridade do líder carismático lhe é conferida pelo afeto e confiança que os indivíduos depositam nele. Obedece-se exclusivamente à pessoa do líder por suas qualidades excepcionais e não em virtude de sua posição estatuída ou de sua dignidade tradicional.

As dominações citadas por Weber sempre estiveram presentes na história mundial.
O Brasil vivenciou muitas histórias vergonhosas de poder e dominação que geraram pre-conceitos e desigualdades. Ainda hoje vivemos essa situação de poder e dominação onde o poder é exercido por poucos e a maioria "os suditos"(povo) obedecem.
Em meu município, não é diferente as desigualdades são visíveis e impedem o crescimento e o desenvolvimento do município.
Na minha escola os três tipos de dominação apresentam-se da seguinte forma: a dominação legal são as leis (federal, estadual e municipal) e normas escolares de organização pré determinadas que todos devem cumprir; na dominação tradicional o professor é visto pelos alunos como aquele que tem o poder, ou seja o professor manda e os alunos obedecem; a dominação carismática é representada pelo professor que busca através do carisma da palavra manter a liderança na sala de aula.

sexta-feira, outubro 20, 2006

Novidades




Estou super feliz. São exatamente 1h e 15 min da madrugada e esta é a primeira postagem que faço em casa. Depois de brigar um monte com a Brasil Telecom e com o Terra, finalmente a internet funcionou, acho até que foi em tempo recorde, pois comprei o computador faz dez dias e levou só uma semana para instalar. Estou eufórica, acho que nem vou conseguir dormir. Não fiz trabalho nenhum, só bisbilhotei, queria ver se estava tudo funcionando e está. Nem acredito que vou conseguir fazer trabalhos em casa. Beijos!!!

quarta-feira, outubro 18, 2006

atividade4



Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Escola, Cultura e Sociedade

Aluna: Sandra Bartikoski da Rocha

Atividade 4

Visita aos blogs

Visitei o blog de quatro colegas e em cada um deles deixei uma mensagem. Nos blogs li as atividades postadas da interdisciplina Escola, Cultura e Sociedade como o texto do Eu e as questões sobre Durkheim. Observei que algumas colegas tem mais facilidades no uso das ferramentas que a máquina oferece e que talvés pela disponibilidade de tempo e facilidade de acesso a internet tem conseguido manter seus blogs atualizados, com postagens que vão além das atividades solicitadas, enquanto que outras se mostram esforçadas, mas o tempo limitado de acesso a internet disponibilizado pelo pólo, a quantidade de trabalhos e informações faz com que seus blogs sejam atualizados apenas com as atividades solicitadas. Mas, contudo, percebi que há um grande esforço por parte de todas em aprender e acredito que em pouco tempo todas estarão dominando esse recurso chamado blog.

terça-feira, outubro 17, 2006

semana2

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Educação e Tecnologias da Comunicação e Informação

Aluna: Sandra Bartikoski da Rocha

Semana 2

PESQUISA DE BLOGS EDUCACIONAIS.

Endereço: http://bloginfoedu.zip.net/
Nome: INFOEDU ( Informática Educativa ) seu objetivo é incentivar e divulgar as possibilidades do uso de blogs na educação apoiando a produção e expressão dos alunos na diferentes áreas , disponibilizando os blogs para que outras pessoas entrem visualizem e colaborem com a idéia.
Achei super interessante o blog Infroedu, pois seus textos apresentam uma linguagem simples e além de divulgar a produção dos alunos , dá dicas para a contrução de blogs. Na minha avaliação este blog está de acordo com a proposta de um blog pedagógico.

Endereço: http://paginas.terra.com.br/educacao/gutierrez/blogs/zapt/
Nome: [ ZAPTLOGS ] é um projeto de pesquisa vinculado ao Projeto Zapt do TRANSE/UFRGS. Tem como objetivo a formação de uma comunidade de pesquisadores onde a inserção das tecnologias educacionais informatizadas no trabalho dos educadores ocorre de forma crítica e com ênfase na autoria e na autonomia. A proposta de Mestrado de Suzana Gutierrez foi investigar a constituição e o desenvolvimento de comunidades de pesquisadores, analisando e interpretando as contradições em movimento neste processo, a fim de contribuir para a construção de alternativas para a formação de educadores autores e autônomos no trabalho com tecnologias educacionais informatizadas.
O ZAPTLOGS é um blog de projetos, acho que mais direcionado a comunidade acadêmica. Os textos divulgam trabalhos de pesquisas de alunos do curso de Mestrado e também visam promover o uso das tecnologias educacionais informatizadas no trabalho dos educadores.

quarta-feira, outubro 11, 2006

atividade2

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Escola, Cultura e Sociedade

Aluna: Sandra Bartikoski da Rocha

Atividade 2

Texto evidenciando a avaliação/compreensão sobre os ambientes e projetos.

Visitei os blogs e achei todos muito bem organizados quanto ao seu ambiente. Ainda não domino esses recursos tecnológicos e sei que infelizmente não é acessível a todos, mas conclui que com certeza é um recurso muito rico e dinâmico que favorece a interação e integração entre seus colaboradores e que também pode contribuir muito se incluido nas atividades com os alunos.

Quanto as visitas:

* TRIDISCIPLINA é um blog de disciplina e apresenta produções de alunos referentes à cultura negra. Achei muito interessante, principalmente por permitir que outras pessoas possam acessar e emitir comentários.

*GUTIERREZ/SU é um blog de professor e trata de diversos temas, o que me chamou atenção foi o curso de treinamento de tutores, achei muito legal poder visualisar a forma como ele aconteceu.

*VAMOS BLOGAR? é um blog educacional colaborativo. Achei muito interessante por se tratar de um blog de conhecimeto compartilhado sobre tecnologias educacionais informatizadas.

*ZAPTLOGS é um blog de projeto de pesquisa vinculado ao projeto ZAPT do TRANSE/UFRGS e tem como objetivo a formação de uma comunidade de pesquisadores, onde a inserção de tecnologias educacionais informatizadas no trabalho dos educadores ocorre de forma crítica e com ênfase na autoria e na autonomia.
Nele li um lindo poema de Rubens Alves chamado "Gaiolas e Asas" do qual adorei por mostrar a realidade das escolas.

*VIDA DE PROFESSOR não consegui acessar, mas conversando com colegas soube que é um blog em espanhol e possui assuntos reais e impactantes. Depois consegui acessa-lo através do "VAMOS BLOGAR" achei muito legal.

*SÉRGIO LIMA é um blog de professor e aborda assuntos de Tecnologia, Educação e Física é interessante pois possui uma linguagem bem popular.

*RELATOS DE EXPERIÊNCIAS é um blog que relata experiências e projetos na área da educação. Achei muito legal pois esclareci algumas dúvidas de como funciona os blogs educativos.

*PRO VIRTUAL RS é um wiki de um curso de especialização EAD e apresenta diversos trabalhos e projetos com temas variados e significativos. Gostei muito, pois os textos apresentam uma linguagem simples, com links que facilitam seu entendimento.

segunda-feira, outubro 09, 2006

atividade3

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Escola, Cultura e Sociedade

Sandra Bartikoski da Rocha

Atividade 3

1- Qual a posição de Durkheim frente ao que diz Stuart Mill?
R: Para Durkheim a definição de Stuart Mill engloba fatos inter diversos, que não devem estar reunidos num mesmo vocábulo. Durkheim acredita que a educação não tem conceito específico, que a influência das coisas sobre os homens é diversa, que a educação engloba tudo que herdamos através da gerações e dos fatores sócios-políticos-culturais da sociedade onde estamos inseridos.

2-Quais as duas ressaltadas por Durkheim?Explique o ponto fraco em que incorrem?
R: As duas ressaltadas são o desenvolvimento harmônico de todas as faculdades humanas e a definição utilitária com objetivo de fazer do indivíduo um instrumento de felicidade para si mesmo e para seus semelhantes. O ponto fraco dessas definições é que as duas parte da teoria que existe uma educação ideal, perfeita e apropriada à todos os homens. Para Durkheim a educação tem passado por infinitas transformações ao longo do tempo e pelo meio que está inserida.

3-O que é preciso para Durkheim, para definir educação?
R: De acordo com Durkheim para definir educação é necessário e imprescindível considerar os sistemas educativos que existem agora ou que tenham existidos e e definir a natureza específica dessa influência de uma geração a outra geração.

4-De acordo com Durkheim, que fatos levam cada sociedade a fazer do homem certo ideal, tanto do ponto de vista intelectual, quanto físico e moral?
R: Os fatos que levam cada sociedade a fazer do homem certo ideal, no ponto de vista intelectual, físico e moral são os fatores sócio-político-cultural do meio em que o homem está inserido.

5-Segundo o autor, que função "ideal" a ser realizada têm de suscitar na criança?
R: Tem que suscitar na criança e desenvolver valores intelectuais e morais que permitam adequar seu comportamento espontâneo à natureza das coisas e do meio no qual está inserida.

6-A partir da definição "A educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social; tem por objeto suscitar e desenvolver, na criança, certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela socidade política no seu conjunto e pelo meio especial a que a criança, particularmente, se destine" o que conclui Durkheim? Explique?
R: Conclui que "Ser Social" não nasce com o homem, não se apresenta na constituição humana primitiva é conquistada ao longo de sua existência, ele traz consigo particularidades educativas herdadas das gerações passadas e com a contribuição de outros indivíduos adaptam-se ao meio em que vivem.

7-Como a socidade explica que socidade e indivíduo são idéias dependentes?
R: Para Durkheim a sociedade é o conjunto de diferentes culturas e o indivíduo é um ser que nasce com aptidões que sao desenvolvidas de acordo com o meio em que vive, adquirindo valores, cultura e aprimorarando sua inteligência. A ação exercida pela sociedade através da educação engrandece e tem por objetivo tornar o homem criatura verdadeiramente humana e o engrandecimento do indivíduo se dá pelo próprio esforço, pois o poder de esforço constitui uma das características essenciais do homem.