"A tarefa do professor é servir aos alunos com o seu conhecimento
e experiência e não impor-lhes suas opiniões políticas pessoais".
Max Weber
ECS 5 - Weber 1
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Escola Cultura e Sociedade - uma abordagem sociocultural e antropológica.
Nome da aluna: Sandra Bartikoski da Rocha
Escola Cultura e Sociedade - uma abordagem sociocultural e antropológica.
Nome da aluna: Sandra Bartikoski da Rocha
Número da atividade: 5 - Weber I
Pólo: Alvorada
Professora: Vera Corazza
Tutora: Simone Ramminger
SEMANA 4 / ECS 5 - Weber I
SEMANA 4 / ECS 5 - Weber I
Max Weber (1864-1920),nasceu em Erfurt. Filho de advogado, embora tivesse seguido a carreira jurídica, também estudava filosofia, teologia e história. Foi professor de direito em Berlim ( 1891 - 1893) e de econômia política em Friburgo (1895).
Weber inaugurou na sociologia um novo caminho de interpretação da realidade social: a teoria sociológica compreensiva. Sua preocupação era estabelecer distinção entre conhecimento científico e julgamento de valor.
Para Weber, a função da sociologia é compreender os motivos das ações individuais :
- deve oferecer ao homem de ação o entendimemto claro de sua conduta, das motivações e das consequências de seus atos;
- desenvolvimento da racionalidade na administração da sociedade.
Entre os temas da Sociologia política Weberiana, vale distinguir os conceitos de poder e dominação.
PODER: é a capacidade de impor a própria vontade dentro de uma relação social, mesmo contra toda resistência.
DOMINAÇÃO: significa a probabilidade de encontrar obediência a um determinado mandato.
A dominação pode justificar-se em diversos motivos de submissão ou princípios de autoridade.
São três os tipos de dominação legítima: a legal, a tradicional e a carismática.
Dominação legal: a obediência apóia-se na crença na legalidade da lei e dos direitos de mando das pessoas autorizadas a comandar pela lei. Seu tipo mais puro é dominação burocrática. Sua idéia básica é: qualquer direito pode ser criado e modificado mediante um estatuto sancionado corretamente quanto à forma. Seu ideal é: proceder de maneira formal, segundo as regras racionais. A base do funcionamento técnico é disciplina do serviço. A burocracia constitui o tipo tecnicamente mais puro de dominação legal.
Dominação tradicional: sua legitimidade apóia-se na crença de que o poder de mando têm um caráter sagrado, herdado dos tempos antigos. Seu tipo mais puro é a dominação patriarcal. Obedece-se à pessoa em virtude de sua dignidade própria santificada pela tradição: por fidelidade.
Dominação carismática: a legitimidade da autoridade do líder carismático lhe é conferida pelo afeto e confiança que os indivíduos depositam nele. Obedece-se exclusivamente à pessoa do líder por suas qualidades excepcionais e não em virtude de sua posição estatuída ou de sua dignidade tradicional.
As dominações citadas por Weber sempre estiveram presentes na história mundial.
O Brasil vivenciou muitas histórias vergonhosas de poder e dominação que geraram pre-conceitos e desigualdades. Ainda hoje vivemos essa situação de poder e dominação onde o poder é exercido por poucos e a maioria "os suditos"(povo) obedecem.
Em meu município, não é diferente as desigualdades são visíveis e impedem o crescimento e o desenvolvimento do município.
Na minha escola os três tipos de dominação apresentam-se da seguinte forma: a dominação legal são as leis (federal, estadual e municipal) e normas escolares de organização pré determinadas que todos devem cumprir; na dominação tradicional o professor é visto pelos alunos como aquele que tem o poder, ou seja o professor manda e os alunos obedecem; a dominação carismática é representada pelo professor que busca através do carisma da palavra manter a liderança na sala de aula.
2 comentários:
Oi Sandra! Parece que não podemos fugir dos diversos tipos de dominações existentes, sempre esbarramos em algum. Precisamos de leis, onde não tem lei tem desordem. Mas podemos ser a diferença e não usarmos o nosso "poder" para dominar.
Sandra vejo que te envolveste com a atividade e conseguiste destacar os pontos principais do texto. Tarefa cumprida! Parabéns! Um abraço, Simone - Tutora ECS
Postar um comentário