segunda-feira, outubro 23, 2006

ECS5-WEBER1


"A tarefa do professor é servir aos alunos com o seu conhecimento

e experiência e não impor-lhes suas opiniões políticas pessoais".

Max Weber


ECS 5 - Weber 1

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Escola Cultura e Sociedade - uma abordagem sociocultural e antropológica.
Nome da aluna: Sandra Bartikoski da Rocha
Número da atividade: 5 - Weber I
Pólo: Alvorada
Professora: Vera Corazza
Tutora: Simone Ramminger

SEMANA 4 / ECS 5 - Weber I

Max Weber (1864-1920),nasceu em Erfurt. Filho de advogado, embora tivesse seguido a carreira jurídica, também estudava filosofia, teologia e história. Foi professor de direito em Berlim ( 1891 - 1893) e de econômia política em Friburgo (1895).
Weber inaugurou na sociologia um novo caminho de interpretação da realidade social: a teoria sociológica compreensiva. Sua preocupação era estabelecer distinção entre conhecimento científico e julgamento de valor.
Para Weber, a função da sociologia é compreender os motivos das ações individuais :
- deve oferecer ao homem de ação o entendimemto claro de sua conduta, das motivações e das consequências de seus atos;
- desenvolvimento da racionalidade na administração da sociedade.

Entre os temas da Sociologia política Weberiana, vale distinguir os conceitos de poder e dominação.

PODER: é a capacidade de impor a própria vontade dentro de uma relação social, mesmo contra toda resistência.

DOMINAÇÃO: significa a probabilidade de encontrar obediência a um determinado mandato.
A dominação pode justificar-se em diversos motivos de submissão ou princípios de autoridade.

São três os tipos de dominação legítima: a legal, a tradicional e a carismática.

Dominação legal: a obediência apóia-se na crença na legalidade da lei e dos direitos de mando das pessoas autorizadas a comandar pela lei. Seu tipo mais puro é dominação burocrática. Sua idéia básica é: qualquer direito pode ser criado e modificado mediante um estatuto sancionado corretamente quanto à forma. Seu ideal é: proceder de maneira formal, segundo as regras racionais. A base do funcionamento técnico é disciplina do serviço. A burocracia constitui o tipo tecnicamente mais puro de dominação legal.

Dominação tradicional: sua legitimidade apóia-se na crença de que o poder de mando têm um caráter sagrado, herdado dos tempos antigos. Seu tipo mais puro é a dominação patriarcal. Obedece-se à pessoa em virtude de sua dignidade própria santificada pela tradição: por fidelidade.

Dominação carismática: a legitimidade da autoridade do líder carismático lhe é conferida pelo afeto e confiança que os indivíduos depositam nele. Obedece-se exclusivamente à pessoa do líder por suas qualidades excepcionais e não em virtude de sua posição estatuída ou de sua dignidade tradicional.

As dominações citadas por Weber sempre estiveram presentes na história mundial.
O Brasil vivenciou muitas histórias vergonhosas de poder e dominação que geraram pre-conceitos e desigualdades. Ainda hoje vivemos essa situação de poder e dominação onde o poder é exercido por poucos e a maioria "os suditos"(povo) obedecem.
Em meu município, não é diferente as desigualdades são visíveis e impedem o crescimento e o desenvolvimento do município.
Na minha escola os três tipos de dominação apresentam-se da seguinte forma: a dominação legal são as leis (federal, estadual e municipal) e normas escolares de organização pré determinadas que todos devem cumprir; na dominação tradicional o professor é visto pelos alunos como aquele que tem o poder, ou seja o professor manda e os alunos obedecem; a dominação carismática é representada pelo professor que busca através do carisma da palavra manter a liderança na sala de aula.

2 comentários:

Malucosta disse...

Oi Sandra! Parece que não podemos fugir dos diversos tipos de dominações existentes, sempre esbarramos em algum. Precisamos de leis, onde não tem lei tem desordem. Mas podemos ser a diferença e não usarmos o nosso "poder" para dominar.

Simone disse...

Sandra vejo que te envolveste com a atividade e conseguiste destacar os pontos principais do texto. Tarefa cumprida! Parabéns! Um abraço, Simone - Tutora ECS