segunda-feira, outubro 09, 2006

atividade3

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Escola, Cultura e Sociedade

Sandra Bartikoski da Rocha

Atividade 3

1- Qual a posição de Durkheim frente ao que diz Stuart Mill?
R: Para Durkheim a definição de Stuart Mill engloba fatos inter diversos, que não devem estar reunidos num mesmo vocábulo. Durkheim acredita que a educação não tem conceito específico, que a influência das coisas sobre os homens é diversa, que a educação engloba tudo que herdamos através da gerações e dos fatores sócios-políticos-culturais da sociedade onde estamos inseridos.

2-Quais as duas ressaltadas por Durkheim?Explique o ponto fraco em que incorrem?
R: As duas ressaltadas são o desenvolvimento harmônico de todas as faculdades humanas e a definição utilitária com objetivo de fazer do indivíduo um instrumento de felicidade para si mesmo e para seus semelhantes. O ponto fraco dessas definições é que as duas parte da teoria que existe uma educação ideal, perfeita e apropriada à todos os homens. Para Durkheim a educação tem passado por infinitas transformações ao longo do tempo e pelo meio que está inserida.

3-O que é preciso para Durkheim, para definir educação?
R: De acordo com Durkheim para definir educação é necessário e imprescindível considerar os sistemas educativos que existem agora ou que tenham existidos e e definir a natureza específica dessa influência de uma geração a outra geração.

4-De acordo com Durkheim, que fatos levam cada sociedade a fazer do homem certo ideal, tanto do ponto de vista intelectual, quanto físico e moral?
R: Os fatos que levam cada sociedade a fazer do homem certo ideal, no ponto de vista intelectual, físico e moral são os fatores sócio-político-cultural do meio em que o homem está inserido.

5-Segundo o autor, que função "ideal" a ser realizada têm de suscitar na criança?
R: Tem que suscitar na criança e desenvolver valores intelectuais e morais que permitam adequar seu comportamento espontâneo à natureza das coisas e do meio no qual está inserida.

6-A partir da definição "A educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social; tem por objeto suscitar e desenvolver, na criança, certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela socidade política no seu conjunto e pelo meio especial a que a criança, particularmente, se destine" o que conclui Durkheim? Explique?
R: Conclui que "Ser Social" não nasce com o homem, não se apresenta na constituição humana primitiva é conquistada ao longo de sua existência, ele traz consigo particularidades educativas herdadas das gerações passadas e com a contribuição de outros indivíduos adaptam-se ao meio em que vivem.

7-Como a socidade explica que socidade e indivíduo são idéias dependentes?
R: Para Durkheim a sociedade é o conjunto de diferentes culturas e o indivíduo é um ser que nasce com aptidões que sao desenvolvidas de acordo com o meio em que vive, adquirindo valores, cultura e aprimorarando sua inteligência. A ação exercida pela sociedade através da educação engrandece e tem por objetivo tornar o homem criatura verdadeiramente humana e o engrandecimento do indivíduo se dá pelo próprio esforço, pois o poder de esforço constitui uma das características essenciais do homem.

2 comentários:

ROSAURA KARST disse...

Bom Dia!

Sandra

Muito bom o teu trabalho

Nesta sexta dia 13/10/2006 estarei no polo das 8:00 às 12:00h

Beijos Rosaura

ROSAURA KARST disse...

BOM DIA!

Sandra

Mas você tem potencial para este e para os demais confie.

Beijos Rosaura