quinta-feira, outubro 26, 2006

ECS-WEBER2


Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Escola, Cultura e Sociedade - uma abordagem sociocultural e antropológiga.
Nome da aluna: Sandra Bartikoski da Rocha
Número da atividade: ECS 6 - Weber II
Pólo: Alvorada
Professora: Vera Corazza
Tutora: Simone Ramminger

SEMANA 4 / ECS 6 - Weber II


Registre no seu blog individual, duas situações vividas no seu local de trabalho, que possam ser analisadas a partir da teoria de Weber atestando para as relações:
* ser/estar x papéis
Eu estava no período de estágio probatório quando aconteceu uma greve dos professores. Fui precionada pelo grupo de professores à participar, pois segundo a norma da escola a decisão da maioria prevalecia. Por outro o órgão maior do Estado fazia ameaças, dizendo que professores em estágio não poderiam fazer greve. O resultado foi que tive que trabalhar todos os dias de greve mesmo sem alunos e ainda recuperar as aulas que correspondiam a greve.
*poder/hierarquia
Vivi uma situação desagradável, quando fiz meu estágio no Magistério. Fui até a escola com bastante antecedência e marquei meu estágio para o 2º semestre numa 3ª série. Me organizei, confeccionei material, voltei a escola e confirmei meu estágio. Quando cheguei na escola para iniciar meu estágio, soube que não seria mais uma 3ª série e sim uma 2ª série, pois era ano de eleição e a professora da turma em que eu iria estágiar era da oposição, por isso a diretora não aceitou que ela tivesse estagiária.

6 comentários:

Marta disse...

OI Sandra, que infelicidade,né?Fiquei imaginando sua reação de impotência frente aos domínios que vc relatou, quanto desagradável e doloroso deve ter sido fazer algo que não queria e ter que refazer suas aulas devido a autoridade que estava sendo exercida sobre outra pessoa que acabou lhe prejudicando.

Ilsa Machado disse...

Oi, Sandra, vivi uma situação igual a tua no meu estágio probatório.Primeiro fui pressionada a aderir a greve, depois tivemos que ir de casa em casa dos alunos para chamá-los de volta, porque estágiarias não podiam fazer greve.Bjos Ilsa

Maria Pinto disse...

Oi,Sandra!!! Na educação podemos perceber que há dominação legítima,principalmente quando estamos no estado de estágio.Que pena que isto aconteceu contigo.Sou tua colega do pólo de Gravataí.Visite meu blog,o teu está muito lindo.Beijos.

Shirley disse...

Olá Sandra,
Sou do pólo de Três Cachoeiras e meu blog é shirleyborges.blogspot.com
Teu relato sobre as tuas vivências, são realmente exemplos de dominação. E isso, já aconteceu com práticamente, com todas as pessoas, principalmente, nós que somos professores.
Abraços!
Com Carinho...
Shirley

Rosária disse...

Sandra, realmente é muito triste ler os teus depoimentos e pensar que estamos diante de fatos atuais. Estas situações de abuso do poder infelizmente fazem parte da nossa rotina. Mas muitas vezes percebo que as mães e pais também exercem seu poder dentro da escola. Pode parecer estranho falar sobre isto, porém ocorrem situações desagradáveis com os familiares que nos fazem sentir um "marisco". Estamos ao sabor das ondas e o mar nos atinge muitas vezes de forma violenta. Sabe o ditado: "Entre o mar e o rochedo, quem sofre é o marisco"! Um abração. Rosária

Simone disse...

Olá Sandra! Conseguiste pensar na tua prática e relatar duas situações que tem relação com o texto estudado. Era esse o objetivo do trabalho. Parabéns! Infelizmente, a realidade nem sempre é como gostaríamos né! Mas nem por isso a gente desanima e desiste. Um grande abraço, Simone -Tutora ECS