domingo, novembro 05, 2006

ecs7

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Licenciatura em Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Escola, Cultura e Sociedade - uma abordagem sociocultural e antropológica.
Nome da aluna: Sandra Bartikoski da Rocha
Número da atividade: 7
Pólo: Alvorada
Professora: Vera Corazza
Tutora: Simone Ramminger

SEMANA 5 / ECS 7

Karl Heinrich Marx economista, filósofo e socialista nasceu em Tréveris em 5 de maio de 1818 e morreu em Londres em 14 de março de 1883. Karl Marx foi um intelectual alemão considerado um dos fundadores da Sociologia, mas não se dedicou ao estudo da Sociologia em específico. Em suas obras são encontrados elementos sociológicos interligados a outros aspectos globais da sociedade. Porém contribuiu ao desenvolvimento do conhecimento sociológico crítico da sociedade capitalista, indicando o caminho inevitável ao socialismo como solução. Trabalhou com a Sociologia da transformação.
Em 1844 conheceu em Paris Friedrich Engels(1820-1895), começo de uma amizade íntima durante a vida toda.
Friedrich Engels nasceu em Barmen (Alemanha), no dia 28 de novembro de 1820 no seio de uma família protestante. Filho mais velho de um rico industrial, foi o principal colaborador de Karl Marx na elaboração das teorias do materialismo dialético e do materialismo histórico.

No século XIX o capitalismo se expande e representa o período da consolidação do poder dos burgueses. O contraste entre a riqueza e a pobreza é cruel nesse século em que a jornada de trabalho vai de 14 a 16 horas, inclusive com mão-de-obra infantil e feminina. Para enfrentar essas dificuldades o proletariado surge como a classe revolucionária que opõe aos interesses burgueses.
Com o desenvolvimento do capitalismo, a classe proletaria cresce em tamanho, mas não em acesso aos benefícios da nova ordem econômica. Ao contrário, são terríveis as condições de moradia das famílias amontoadas nos arrabaldes da grandes cidades, depois de enfrentar extensa jornada de trabalho mal pago.
No século XIX, surgem as organizações de trabalhadores, criadas para defender seus interesses contra a exploração dos donos do capital. Esses movimentos são fecundados pelas idéias socialistas, inicialmente pela produção teórica dos chamados socialistas utópicos(Saint-Simon, Fourier, Proudhon, Owen) que , embora percebessem o antagonismo das classes, propõem meios ingênuos e paternalistas para a emancipação da classe oprimida. Foram criticados por Marx e Engels, que estabelecem as bases do socialismo científico. A teoria marxista ou materialismo histórico-dialético é elaborada com a influência e crítica de diversas tendências.
Como Hegel, Marx parte da concepção histórica e dialética do real, mas não considera o mundo material a encarnação da "idéia absoluta" ,da "consciência", como os idealistas. Ao contrário, para o materialismo, o movimento é a propriedade fundamental da matéria e existe independentemente da consciência, portanto esta é um dado secundário, derivado, já que é reflexo da matéria. Como se vê, Marx e Engels invertem a perspectiva idealista. A abordagem idealista da história, assimilada pelo senso comum, explica seu movimento pela ação dos "grandes homens", das grandes idéias ou, às vezes, até pela intervenção divina. Para Marx, diferentemente: no lugar das idéias, estão dos fatos materias, no lugar dos heróis, a luta de classes. A história se faz com os fatores materias, econômicos e técnicos que correspondem às condições em que os homens se reúnem para produzir sua existência no trabalho(social). Nesse processo, surgem contradições no seio da sociedade, que no tempo de Marx, e ainda hoje, resultam dos interesses antagônicos do capitalismo e do proletário.
Marx não nega que o homem tenha idéias, mas as explica a partir da estrutura material da sociedade em que vive. Para ele, as idéias de uma sociedade, expressas na filosofia, na moral, na ciência, no Direito, nas artes, na pedagogia, constituem a superestrutura, e dependem da infra-estrutura, as condições materias ou econômicas dessa sociedade.
Do ponto de vista dialético, porém, os fenômenos materias são processos(nada é estático), e o espírito não é consequência passiva da ação da matéria. A consciência do homem, ao tomar conhecimento dos determinismos, pode agir sobre o mundo, transformando-o, inclusive pela ação revolucionária.
Para Marx e Engels a classe operária , organizando-se num partido revolucionário, destruiria o Estado burguês e, suprimindo a propriedade privada dos meios de produção, haveria de instaurar uma sociedade igualitária. Antes de alcançar esse objetivo, ela precisa conhecer a própria força, tomando consciência da alienação a que está submetida e da ideologia que a impede de perceber que age com valores impostos pela classe dominante.

As idéias socialistas provocaram grandes alterações nas concepções pedagógicas. Do ponto de vista epistemológico, rejeitam os pressupostos idealistas e ao materialismo tradicional contrapõem a dialética. Do ponto de vista político, denunciam a exploração de uma classe por outra e defendem a educação universal e politécnica.
Segundo o materialismo dialético, é ilusório pensar que a educação seja capaz por si só de transformar o mundo, porém existem tarefas para os educadores enquanto não se realiza a ação revolucionária. Por exemplo, a luta pela democratização do ensino(universal) e pela escola única(não dualista), isto é, sem distinção entre formar e profissionalizar, a valorização do pensar e do fazer, em que o saber esteja voltado para a transformação do mundo: a desmistificação da alienação e da ideologia, ou seja, a conscientização da classe oprimida.
Pontos que acho importante destacar:
-Em 1864, Marx foi co-fundador da Associação Internacional dos Operários, depois chamada I Internacional;
-Em 1867 Karl Marx publicou o primeiro volume de sua obra mais importante(O Capital), os volumes II e III foram editados por Engels, em 1885 e 1894 após a morte de Marx;
-Marx e Engels escreveram juntos "A Sagrada Família" (1845), "A Ideologia Alemã" (1846), "Manifesto Comunista" (1848);
-Nos últimos anos de vida, Engels era o maior líder do movimento operário internacional;
-Em 14 de julho de 1889, em Paris, reuniu-se o Primeiro Congresso da II Internacional, foi esse congresso que formulou reivindicações programáticas sobre a legislação do trabalho, as comemorações pelo 1º de maio e a jornada de 8 horas de trabalho.

2 comentários:

ROSAURA KARST disse...

Oi Sandra

Se tiver problemas para enviar o jornal tenta trocar o nome do arquivo. O tamanho do mesmo tem que estar até 20 Mb.

Beijos Rosaura

Simone disse...

Muito bom o teu trabalho sobre Marx e Engels! Conseguiste trazer informações importantes sobre os pensadores. Espero que a atividade tenha contribuído para tua aprendizagem. Um abraço, Simone - Tutora ECS