sexta-feira, outubro 31, 2008

Formação Continuada





A Secretaria de Educação de Alvorada está desenvolvendo no município o Pró-letramento que é um programa de formação continuada de professores das séries iniciais do ensino fundamental da rede municipal, para melhoria do ensino e da aprendizagem dos alunos em leitura, escrita e matemática.
O Pró-letramento é uma parceria entre o Ministério da Educação e universidades públicas e comunitárias que integram a Rede Nacional de Formação Continuada. As universidades que integram a Rede são responsáveis pelo desenvolvimento e produção dos materiais para os cursos, pela certificação e pela formação e acompanhamento do professor tutor.
O curso é destinado a professores dos anos iniciais do ensino fundamental e tem duração de 120 horas, onde uma parte é desenvolvida em encontros presencial com auxilio de um professor tutor e a restante em atividades à distância.
O projeto tem como objetivos:
Oferecer suporte a ação pedagógica dos professores das séries iniciais do ensino fundamental, para elevar a qualidade do ensino de Língua Portuguesa e de Matemática.
Propor situações que incentivem a reflexão e a construção do conhecimento como processo contínuo de formação docente.
Desenvolver conhecimentos para a compreensão da matemática e linguagem e seus processos de ensino e aprendizagem.
Contribuir para que se desenvolva nas escolas uma cultura de formação continuada.
Desencadear ações de formação continuada em rede, envolvendo universidades, secretarias de educação e escolas públicas dos sistemas de ensino.Todos os professores da rede foram convidados a participar e podiam optar entre fazer o curso de Português ou Matemática, ao termino poderá realizar o outro. Eu escolhi fazer o curso de Português e tive até agora quatro encontros, sendo o restante será realizado no primeiro semestre de 2009. O curso é oportunidade que os professores tem de se atualizar e conseqüentemente melhorar a qualidade do ensino.

Nenhum comentário: