quarta-feira, outubro 31, 2007

A importância da Música

De acordo com o dicionário, música é a arte e ciência de combinar os sons de modo agradável ao ouvido. É a habilidade de exprimir sentimentos por meio dos instrumentos e/ou da voz.
A música faz parte de toda a nossa vida, antes mesmo de sairmos da barriga de nossas mães. É a música que nos faz lembrar de momentos especiais, pessoas e lugares. Elas são capazes de nos fazer rir, chorar e dançar sem parar.
A nossa experiência com a música começa muito cedo, antes mesmo de a gente nascer. É que os bebês que ainda estão na barriga da mamãe já podem reconhecer vários sons. A gente cresce, e a música só vai aumentando em importância na nossa vida.
O contato direto com a música desde os primeiros anos de vida colabora positivamente para o bom desenvolvimento da criança. Quem tem contato com a música desde bebê tende a ser mais criativo, ter uma boa coordenação motora, além de escrever corretamente e memorizar dados mais facilmente.
A música com maior ou menor intensidade está na vida do ser humano, ela desperta emoções e sentimentos de acordo com a capacidade de percepção que ele possui para assimilar a mesma.
A música não é somente uma associação de sons e palavras, mas sim, um rico instrumento que pode fazer a diferença nas instituições de ensino, pois ela desperta o indivíduo para um mundo prazeroso e satisfatório para a mente e para o corpo que facilita a aprendizagem e também a socialização do mesmo.
A criança precisa ser sensibilizada para o mundo dos sons, pois, é pelo órgão da audição que ela possui o contato com os fenômenos sonoros e com o som.
Quanto maior for a sensibilidade da criança para o som, mais ela descobrirá as suas qualidades. Portanto é muito importante exercitá-la desde muito pequena, pois esse treino irá desenvolver sua memória e atenção.
A música quando bem trabalhada desenvolve o raciocínio, criatividade e outros dons e aptidões, por isso, deve-se aproveitar esta tão rica atividade educacional dentro das salas de aula.
A expressão musical desempenha importante papel na vida recreativa de toda criança, ao mesmo tempo em que desenvolve sua criatividade, promove a autodisciplina e desperta à consciência rítmica e estética. A música também cria um terreno favorável para a imaginação quando desperta as faculdades criadoras de cada um. A educação pela música proporciona uma educação profunda e total.
Cabe aos professores criar situações de aprendizagem nas quais as crianças possam estar em relação com um número variado de produções musicais não apenas vinculadas ao seu ambiente sonoro, mas se possível também de origens diversas.
A música é uma arte que vem sendo esquecida, mas que deve ser retomada nas escolas, pois ela propicia ao aluno um aprendizado global, emotivo com o mundo. Na sala de aula, ela poderá auxiliar de forma significativa na aprendizagem.
A partir da aula presencial da disciplina de música, mudei minhas idéias sobre a importância da música na nossa vida. Já na primeira aula fiquei emocionada ao relembrar momentos importantes da minha vida ligados à música. Realmente a música desperta emoções, sentimentos, nos faz lembrar pessoas, acontecimentos...
Antes, nunca dei uma importância muito grande para a música nas minhas aulas, acho que ficava tão preocupada em vencer os conteúdos, ensinar a ler e escrever que esqueci que a música exerce um papel importante no ensino aprendizagem, também por ser um pouco tímida, acabava deixando a música de lado.
Motivada pelas aulas, comecei a inclui a música nas minhas aulas. Passamos a cantar e escutar músicas durante as aulas, a conversarmos sobre os tipos de música existentes, do que os alunos gostam de escutar... Foi através dessas conversas que descobri que o pai de uma aluna faz parte de um conjunto musical, cujo nome é “Pura malícia”.
A inclusão da música tem sido uma experiência maravilhosa e muito gratificante, pois as aulas tornaram-se mais produtivas e alegres.

PRODUÇÃO TEXTUAL COLETIVA.

Produção textual coletiva.

Como professora, tenho consciência de que produzir textos é realizar, criar, fabricar; que texto é um desenho, uma palavra, uma frase ou um conjunto delas que, dentro de um contexto, transmite um significado ou uma idéia. Produzir textos é inerente a criança. Antes mesmos de conhecer as letras, ela conta um fato, descreve um passeio, dita regras de uma brincadeira, produz texto oral... Que a criança precisa ser incentivada a soltar-se para escrever, a revelar seu interior, a transcrever suas experiências, a relatar fatos do seu mundo, escrever o que lhe dá prazer e saber que, com isso está se comunicando.
Trabalho com 1ª série e na hora de trabalhar produção textual é sempre complicado, tenho que ter um certo cuidado, pois existem alguns alunos que ainda não conseguem ler e produzir textos escritos. Quando proponho um texto coletivo, normalmente escrevo no quadro e de uma certa forma interfiro na produção, pois interpreto o que eles falam. Ao participar da atividade “escrita coletiva” do Seminário Integrador II, comecei a refletir de que outra forma eu poderia aplicar a produção coletiva com meus alunos já que nem todos conseguem ler e escrever. Então resolvi tentar, após um passeio que realizamos, dividi a turma em grupos de 4 a 5 alunos e propus a atividade aos alunos escrever sobre o passeio, mesclei os grupos com alunos alfabetizados e com dificuldades, de forma que todos participassem. Um grupo iniciaria a produção e os outros continuariam. Antes de escrever cada grupo deveria ler o que o grupo anterior escreveu, em seguida conversar sobre o passeio e combinar o que escrever no texto. Todos deveriam participar e um integrante do grupo (escolhido por eles) escreveria. As crianças adoram a atividade e aguardavam ansiosas para participar. No final eu realizei a leitura da produção para os alunos, após fizemos uma votação para escolher o titulo houve duas sugestões: "Passeio ao SESI" e "Um passeio legal" , sendo que o segundo foi o escolhido pela maioria. Para a minha surpresa os alunos pediram para desenhar também, sugerindo que cada grupo fizesse um desenho. Então conversamos e decidimos juntos o que cada grupo desenharia, o grupo decidiu quem realizaria o desenho. O primeiro grupo desenhou a escola, o segundo desenhou o ônibus e os outros grupos desenharam alguns brinquedos que tinham no ginásio do SESI (os que eles mais gostaram). Os escolhidos foram: cama elástica, castelinho, futebol, lagarta (todos infláveis) e a escalada. A atividade foi um sucesso, pois todos os alunos participaram e demonstraram bastante interesse, até aqueles alunos com dificuldades, senti no rosto deles a satisfação de ter contribuído na produção.





quinta-feira, outubro 11, 2007

segunda-feira, outubro 01, 2007

Ufa! Já chegamos no 3º semestre.

Ufa!! Chegamos no 3º semestre, parece até mentira.
E eu que pensei que não conseguiria, mas aqui estou,
pronta para mais um semestre.
É claro que aquele friozinho na barriga ainda continua,
mas tenho certeza que com o tempo irei aprender
a superá-lo.
As interdisciplinas já iniciaram e me parece que as aulas
serão bem dinâmicas, com certeza contribuiram
bastante para o nosso dia-a-dia na sala de aula.

" As grandes mudanças exigem também os esforços

contínuos, solidários e pacientes das pequenas ações".

( Moacir Gadoti)