quarta-feira, outubro 31, 2007

A importância da Música

De acordo com o dicionário, música é a arte e ciência de combinar os sons de modo agradável ao ouvido. É a habilidade de exprimir sentimentos por meio dos instrumentos e/ou da voz.
A música faz parte de toda a nossa vida, antes mesmo de sairmos da barriga de nossas mães. É a música que nos faz lembrar de momentos especiais, pessoas e lugares. Elas são capazes de nos fazer rir, chorar e dançar sem parar.
A nossa experiência com a música começa muito cedo, antes mesmo de a gente nascer. É que os bebês que ainda estão na barriga da mamãe já podem reconhecer vários sons. A gente cresce, e a música só vai aumentando em importância na nossa vida.
O contato direto com a música desde os primeiros anos de vida colabora positivamente para o bom desenvolvimento da criança. Quem tem contato com a música desde bebê tende a ser mais criativo, ter uma boa coordenação motora, além de escrever corretamente e memorizar dados mais facilmente.
A música com maior ou menor intensidade está na vida do ser humano, ela desperta emoções e sentimentos de acordo com a capacidade de percepção que ele possui para assimilar a mesma.
A música não é somente uma associação de sons e palavras, mas sim, um rico instrumento que pode fazer a diferença nas instituições de ensino, pois ela desperta o indivíduo para um mundo prazeroso e satisfatório para a mente e para o corpo que facilita a aprendizagem e também a socialização do mesmo.
A criança precisa ser sensibilizada para o mundo dos sons, pois, é pelo órgão da audição que ela possui o contato com os fenômenos sonoros e com o som.
Quanto maior for a sensibilidade da criança para o som, mais ela descobrirá as suas qualidades. Portanto é muito importante exercitá-la desde muito pequena, pois esse treino irá desenvolver sua memória e atenção.
A música quando bem trabalhada desenvolve o raciocínio, criatividade e outros dons e aptidões, por isso, deve-se aproveitar esta tão rica atividade educacional dentro das salas de aula.
A expressão musical desempenha importante papel na vida recreativa de toda criança, ao mesmo tempo em que desenvolve sua criatividade, promove a autodisciplina e desperta à consciência rítmica e estética. A música também cria um terreno favorável para a imaginação quando desperta as faculdades criadoras de cada um. A educação pela música proporciona uma educação profunda e total.
Cabe aos professores criar situações de aprendizagem nas quais as crianças possam estar em relação com um número variado de produções musicais não apenas vinculadas ao seu ambiente sonoro, mas se possível também de origens diversas.
A música é uma arte que vem sendo esquecida, mas que deve ser retomada nas escolas, pois ela propicia ao aluno um aprendizado global, emotivo com o mundo. Na sala de aula, ela poderá auxiliar de forma significativa na aprendizagem.
A partir da aula presencial da disciplina de música, mudei minhas idéias sobre a importância da música na nossa vida. Já na primeira aula fiquei emocionada ao relembrar momentos importantes da minha vida ligados à música. Realmente a música desperta emoções, sentimentos, nos faz lembrar pessoas, acontecimentos...
Antes, nunca dei uma importância muito grande para a música nas minhas aulas, acho que ficava tão preocupada em vencer os conteúdos, ensinar a ler e escrever que esqueci que a música exerce um papel importante no ensino aprendizagem, também por ser um pouco tímida, acabava deixando a música de lado.
Motivada pelas aulas, comecei a inclui a música nas minhas aulas. Passamos a cantar e escutar músicas durante as aulas, a conversarmos sobre os tipos de música existentes, do que os alunos gostam de escutar... Foi através dessas conversas que descobri que o pai de uma aluna faz parte de um conjunto musical, cujo nome é “Pura malícia”.
A inclusão da música tem sido uma experiência maravilhosa e muito gratificante, pois as aulas tornaram-se mais produtivas e alegres.

7 comentários:

Thiago Rocha do Nascimento disse...

Eu simplesmente vivo de música.
Adorei a postagem. Parabéns.

Unknown disse...

Ollá... Eu sou de Recife e precisei fazer um trabalhO sobree ''A importancia da MùsicA ♪''e vi seu blog... Obrigadaa MermO... Se Deus Kiseer TirO 10 !;P

Fátima Brasil e Celina Maydana disse...

Sandra
Adorei o texto sobre a música. Todos os professores poderiam utilizar a música como ferramenta e teriam resultados excelentes com seus alunos. Sou professora de música e trabalho com professores de outras matérias fornecendo-lhes materiais em música para que utilizem com seus alunos. Se puder ajudar estou me diga.

Unknown disse...

Tive que fazer um trabalho sobre a musica e seu testo me ajudou muito , obrigada :)

Rafael Cruz disse...

Seu post veio enriquecer o meu conhecimento :)
Estou estudando a importância do som nas nossas vidas, e como a música é uma expressão artística, lúdica e terapêutica do som, com seu post vi que pode ser utilizada como ensino também :)
O som é feito de vibração de partículas, as quais se alteram de formas diferentes, dependendo da nota...
A música ou nossas palavras, modificam até as moléculas, dependendo do tipo de vibração...
Sugiro que você leia o livro "As mensagens da água", do escritor Masaru Emoto
Pode acrescentar muito na sua relação com a música e o som :)
Desejo tudo de bom pra você :)

PS: se tiver interesse, esse é o meu blog: http://ncrafa.blogspot.com

lindsay gomes disse...

gostei muito de sua postagem

lindsay gomes disse...

gostei muito de sua postagem