quarta-feira, outubro 31, 2007

PRODUÇÃO TEXTUAL COLETIVA.

Produção textual coletiva.

Como professora, tenho consciência de que produzir textos é realizar, criar, fabricar; que texto é um desenho, uma palavra, uma frase ou um conjunto delas que, dentro de um contexto, transmite um significado ou uma idéia. Produzir textos é inerente a criança. Antes mesmos de conhecer as letras, ela conta um fato, descreve um passeio, dita regras de uma brincadeira, produz texto oral... Que a criança precisa ser incentivada a soltar-se para escrever, a revelar seu interior, a transcrever suas experiências, a relatar fatos do seu mundo, escrever o que lhe dá prazer e saber que, com isso está se comunicando.
Trabalho com 1ª série e na hora de trabalhar produção textual é sempre complicado, tenho que ter um certo cuidado, pois existem alguns alunos que ainda não conseguem ler e produzir textos escritos. Quando proponho um texto coletivo, normalmente escrevo no quadro e de uma certa forma interfiro na produção, pois interpreto o que eles falam. Ao participar da atividade “escrita coletiva” do Seminário Integrador II, comecei a refletir de que outra forma eu poderia aplicar a produção coletiva com meus alunos já que nem todos conseguem ler e escrever. Então resolvi tentar, após um passeio que realizamos, dividi a turma em grupos de 4 a 5 alunos e propus a atividade aos alunos escrever sobre o passeio, mesclei os grupos com alunos alfabetizados e com dificuldades, de forma que todos participassem. Um grupo iniciaria a produção e os outros continuariam. Antes de escrever cada grupo deveria ler o que o grupo anterior escreveu, em seguida conversar sobre o passeio e combinar o que escrever no texto. Todos deveriam participar e um integrante do grupo (escolhido por eles) escreveria. As crianças adoram a atividade e aguardavam ansiosas para participar. No final eu realizei a leitura da produção para os alunos, após fizemos uma votação para escolher o titulo houve duas sugestões: "Passeio ao SESI" e "Um passeio legal" , sendo que o segundo foi o escolhido pela maioria. Para a minha surpresa os alunos pediram para desenhar também, sugerindo que cada grupo fizesse um desenho. Então conversamos e decidimos juntos o que cada grupo desenharia, o grupo decidiu quem realizaria o desenho. O primeiro grupo desenhou a escola, o segundo desenhou o ônibus e os outros grupos desenharam alguns brinquedos que tinham no ginásio do SESI (os que eles mais gostaram). Os escolhidos foram: cama elástica, castelinho, futebol, lagarta (todos infláveis) e a escalada. A atividade foi um sucesso, pois todos os alunos participaram e demonstraram bastante interesse, até aqueles alunos com dificuldades, senti no rosto deles a satisfação de ter contribuído na produção.





Um comentário:

Beatriz disse...

Sandra, o texto está maravilhoso, inclusive com as cores o que marcou bem as diferentes intervenções.O desenho está muito interessante e é bom ver que podemos comunicar a mesma coisa em diferentes linguagens. Quem sabe tu "lês"com eles o desenho? O que eles mostraram no desenho? Que tal comparar com o texto e ver se há coisas que aparecemem um e não no outro? Veja se entendi bem: os grupos combinaram o que escrever no texto e um do grupo escrevia? Por isso fizestes a mescla de alunos nos grupos? Foi assim ou de outro jeito que os alunos com dificuldades de escrita participaram? O teu trabalho está tão bom que sugiro que edites a tua postagem e acrescentes esses detalhes.
Parabéns!!
Achastes um caminho de postagens!
Bea