Sempre trabalhei com teatro em minhas aulas, ou seja, dramatizações com uso de fantoches, máscaras, pois acredito que favorece a sociabilização, os alunos exteriorizam suas emoções e sentimentos e também ajuda na desinibição, mas nunca pensei no teatro como uma disciplina e sim como um instrumento para a aprendizagem de vários conteúdos. A leitura dos textos sugeridos na disciplina de Teatro foi importante para eu refletir sobre o quanto a teoria é importante na prática, pois ajuda no planejamento e desenvolvimento do trabalho e também na superação de obstáculos. Por isso fui pesquisar um pouco mais sobre Teatro e Educação.
O Teatro é um importante meio de comunicação e expressão, e passou a ser reconhecido como forma de conhecimento, tornando-se útil na compreensão crítica da realidade humana culturalmente determinada.
O cerne do Teatro encontra-se no desenvolvimento do indivíduo exaustivamente estudado por Piaget. Em seu livro “A Formação do Símbolo na Criança” – Imitação, jogo e sonho imagem e representação, Piaget dividiu sua investigação sobre a formação da capacidade de representação simbólica na criança em três partes que abordam, respectivamente, a gênese da imitação, o desenvolvimento do jogo simbólico e as características da representação cognitiva. Segundo Piaget, o jogo é a atividade propulsora do desenvolvimento da inteligência, estabelecendo relações entre os mecanismos de acomodação e assimilação e os conceitos de jogo e imitação.
O Teatro é um importante meio de comunicação e expressão, e passou a ser reconhecido como forma de conhecimento, tornando-se útil na compreensão crítica da realidade humana culturalmente determinada.
O cerne do Teatro encontra-se no desenvolvimento do indivíduo exaustivamente estudado por Piaget. Em seu livro “A Formação do Símbolo na Criança” – Imitação, jogo e sonho imagem e representação, Piaget dividiu sua investigação sobre a formação da capacidade de representação simbólica na criança em três partes que abordam, respectivamente, a gênese da imitação, o desenvolvimento do jogo simbólico e as características da representação cognitiva. Segundo Piaget, o jogo é a atividade propulsora do desenvolvimento da inteligência, estabelecendo relações entre os mecanismos de acomodação e assimilação e os conceitos de jogo e imitação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário