Brincar sempre foi e sempre será uma atividade espontânea e muito prazerosa, acessível a todo ser humano, de qualquer faixa etária, classe social ou condição econômica.
Brincar é:
-comunicação e expressão, associando pensamento e ação;
-um ato instintivo-voluntário;
-uma atividade exploratória;
-ajuda às crianças no seu desenvolvimento físico, mental, emocional e social;
-um meio de aprender a viver e não um mero passatempo.
Brincar é:
-comunicação e expressão, associando pensamento e ação;
-um ato instintivo-voluntário;
-uma atividade exploratória;
-ajuda às crianças no seu desenvolvimento físico, mental, emocional e social;
-um meio de aprender a viver e não um mero passatempo.
Por meio dos jogos é possível exercitar a imaginação, estimular a independência e a espontaneidade, promover o convívio em grupo e desenvolver habilidades motoras.
O que acontece durante um jogo de crianças?
Aos olhos de um observador desatento, apenas brincadeiras, com sem importância.
Aos olhos de um pesquisador ou de um educador, tantas coisas importantes estão acontecendo: assimilação e apropriação da realidade humana, construção de hipóteses, elaboração de soluções para problemas, enriquecimento da personalidade.
Aos olhos de um observador desatento, apenas brincadeiras, com sem importância.
Aos olhos de um pesquisador ou de um educador, tantas coisas importantes estão acontecendo: assimilação e apropriação da realidade humana, construção de hipóteses, elaboração de soluções para problemas, enriquecimento da personalidade.
A disciplina de Ludicidade contribuiu muito para eu refletir sobre a importância do lúdico, através da entrevista com Tânia Fortuna aprendi que precisamos de algo lúdico na nossa vida, que brincar estimula a criatividade e que o trabalho é uma forma de brincar. Que uma experiência de ludicidade é algo marcante e contribui para a aprendizagem significativa. Brincar é uma atividade transgeracional, pois une gerações e nós percebemos os diferentes brinquedos que atravessam os tempos. Compreendi que brincar é o instrumento de transformação social mais caro, significativo no ensino, pois pode produzir sucesso escolar.
Trazendo o jogo para dentro da sala de aula, estaremos tornando a educação mais compatível com o desenvolvimento natural das crianças, ou seja, contribuiremos, para que a aprendizagem escolar seja relevante para o desenvolvimento. Segundo Piaget “Para a criança o seu trabalho é o brinquedo”.
Trazendo o jogo para dentro da sala de aula, estaremos tornando a educação mais compatível com o desenvolvimento natural das crianças, ou seja, contribuiremos, para que a aprendizagem escolar seja relevante para o desenvolvimento. Segundo Piaget “Para a criança o seu trabalho é o brinquedo”.
O lúdico sempre fez parte da minha prática escolar, mas com certeza a partir desses ensinamentos passou a exercer um papel de fundamental importância nas minhas aulas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário