Planejamento inicial para a execução das atividades com os alunos:
Dentre as atividades realizadas na aula de teatro presencial, planejei aplicar com a minha turma de 1ª série o “Pássaro doido” e “Baltazar manda” que seriam desenvolvidas no mesmo dia, no pátio da escola. Gostei muito da atividade de encenar uma história ou fato a partir da técnica das fotos, mas não tinha idéia de como poderia aplicar, nem se iria dar certo por se tratar de uma 1ª série. Então em uma aula surgiu uma conversa sobre a novela “Sete Pecados”, e me veio à idéia de fazer a atividade das fotos baseado na abertura da novela, conversamos bastante sobre o significado dos sete pecados, fiquei surpresa com meus alunos, pois o único pecado que eles não sabiam o significado era luxuria, mesmo assim não me aprofundei muito nos significados, fui bem sucinta por se tratar de uma 1ª série. Falamos bastante sobre a abertura da novela, que retrata os pecados e alguns alunos relacionaram cenas que assistiram da novela com os pecados. É as crianças às vezes nos surpreendem. Pensei em fazer o trabalho sobre os pecados por ser algo diferente e o assunto ter sido sugerido por eles, e então propus a atividade.
Atividade 1 – Pássaro doido.
Objetivos:
- Desenvolver a habilidade de mudar de lugar e permanecer no lugar marcado, a rapidez de reação e atenção.
Desenvolvimento: alunos dispostos em duplas formando os ninhos, um aluno dentro do ninho representando o pássaro, um aluno fica de fora, no centro.
A professora dirá “pássaro fora do ninho” e todos trocam de lugar o mais rápido possível e o que está no centro deverá procurar ocupar um ninho vago, se não conseguir ficará no centro novamente, caso contrário àquele que ficar sobrando ocupará seu lugar.
A professora dirá “ninho troca de lugar” e apenas os pares que formam os ninhos devem procurar rapidamente outros pássaros, que devem permanecer parados.
Quando a professora falar “pássaro doido”, os ninhos de desmancham e os alunos devem formar rapidamente outros ninhos com um pássaro dentro, a brincadeira recomeça quando sobrar um aluno sem ninho.
Atividade 2 – Baltazar manda
Objetivos:
- Desenvolver a habilidade de obedecer a ordens e rapidez de reação.
Desenvolvimento: alunos em semicírculo, o professor “Baltazar” está à frente.
O Baltazar “professor” dará ordens como: “abaixar-se”, “bater palmas”, “rir”... Sempre precedido de “Baltazar manda...” e todos deverão obedecer imediatamente. Quando o professor der uma ordem, sem antes dizer “Baltazar manda” o grupo não pode realizar.
As atividades 1 e 2 foram realizadas com sucesso, elas contaram com a participação de todos os alunos, que se divertiram muito.
Os alunos relacionaram as atividades a outras que eles já conheciam, dizendo que “Pássaro doido” é parecido com “Cada macaco no seu galho” e “Coelhinho sai da toca”, já “Baltazar manda” com “Manduca manda”.
Todos os objetivos foram alcançados com a realização das atividades.
Atividade 3 – encenação a partir da técnica de fotos
Objetivos:
- Encenar “Os sete pecados capitais” a partir da técnica das fotos.
Desenvolvimento: A turma dividida em sete grupos que corresponde aos sete pecados, a professora escreve os sete pecados em pedacinhos de papel e faz um sorteio, os grupos não podem revelar qual o nome do pecado que eles tiraram. Eles têm mais ou menos vinte minutos para se organizar. O primeiro grupo inicia a encenação e quando a professora diz foto eles paralisam a cena. Enquanto um grupo se apresentava os demais assistem, ao final tentam adivinhar qual o pecado retratado.
Os alunos adoram essa atividade. Ela foi realizada de improviso no mesmo dia em que surgiu a conversa sobre a novela “Sete Pecados”. Todos os alunos participaram e se mostraram interessados e atentos durante as apresentações. Algumas vezes precisei solicitar silêncio, pois eles não conseguiam conter os risos durante as apresentações. Ao final de cada apresentação eu questionava os alunos que assistiram: Que pecado foi representado? O que eles observaram? O que apareceu na cena?... A reação deles a cada apresentação foi muito positiva, todos os grupos foram fortemente aplaudidos. Apesar dos alunos ainda não terem os conceitos definidos de espaço e simetria, a realização da atividade foi um sucesso, pois eles conseguiram retratar corretamente o que foi proposto. Segundo a avaliação dos próprios alunos foi muito legal, pois eles tentaram fazer da melhor maneira possível. Para a minha surpresa eles adoraram e querem fazer outros todos os dias eles perguntam quando vamos brincar de foto novamente. Para eles isso não foi um trabalho e sim uma brincadeira.
Dentre as atividades realizadas na aula de teatro presencial, planejei aplicar com a minha turma de 1ª série o “Pássaro doido” e “Baltazar manda” que seriam desenvolvidas no mesmo dia, no pátio da escola. Gostei muito da atividade de encenar uma história ou fato a partir da técnica das fotos, mas não tinha idéia de como poderia aplicar, nem se iria dar certo por se tratar de uma 1ª série. Então em uma aula surgiu uma conversa sobre a novela “Sete Pecados”, e me veio à idéia de fazer a atividade das fotos baseado na abertura da novela, conversamos bastante sobre o significado dos sete pecados, fiquei surpresa com meus alunos, pois o único pecado que eles não sabiam o significado era luxuria, mesmo assim não me aprofundei muito nos significados, fui bem sucinta por se tratar de uma 1ª série. Falamos bastante sobre a abertura da novela, que retrata os pecados e alguns alunos relacionaram cenas que assistiram da novela com os pecados. É as crianças às vezes nos surpreendem. Pensei em fazer o trabalho sobre os pecados por ser algo diferente e o assunto ter sido sugerido por eles, e então propus a atividade.
Atividade 1 – Pássaro doido.
Objetivos:
- Desenvolver a habilidade de mudar de lugar e permanecer no lugar marcado, a rapidez de reação e atenção.
Desenvolvimento: alunos dispostos em duplas formando os ninhos, um aluno dentro do ninho representando o pássaro, um aluno fica de fora, no centro.
A professora dirá “pássaro fora do ninho” e todos trocam de lugar o mais rápido possível e o que está no centro deverá procurar ocupar um ninho vago, se não conseguir ficará no centro novamente, caso contrário àquele que ficar sobrando ocupará seu lugar.
A professora dirá “ninho troca de lugar” e apenas os pares que formam os ninhos devem procurar rapidamente outros pássaros, que devem permanecer parados.
Quando a professora falar “pássaro doido”, os ninhos de desmancham e os alunos devem formar rapidamente outros ninhos com um pássaro dentro, a brincadeira recomeça quando sobrar um aluno sem ninho.
Atividade 2 – Baltazar manda
Objetivos:
- Desenvolver a habilidade de obedecer a ordens e rapidez de reação.
Desenvolvimento: alunos em semicírculo, o professor “Baltazar” está à frente.
O Baltazar “professor” dará ordens como: “abaixar-se”, “bater palmas”, “rir”... Sempre precedido de “Baltazar manda...” e todos deverão obedecer imediatamente. Quando o professor der uma ordem, sem antes dizer “Baltazar manda” o grupo não pode realizar.
As atividades 1 e 2 foram realizadas com sucesso, elas contaram com a participação de todos os alunos, que se divertiram muito.
Os alunos relacionaram as atividades a outras que eles já conheciam, dizendo que “Pássaro doido” é parecido com “Cada macaco no seu galho” e “Coelhinho sai da toca”, já “Baltazar manda” com “Manduca manda”.
Todos os objetivos foram alcançados com a realização das atividades.
Atividade 3 – encenação a partir da técnica de fotos
Objetivos:
- Encenar “Os sete pecados capitais” a partir da técnica das fotos.
Desenvolvimento: A turma dividida em sete grupos que corresponde aos sete pecados, a professora escreve os sete pecados em pedacinhos de papel e faz um sorteio, os grupos não podem revelar qual o nome do pecado que eles tiraram. Eles têm mais ou menos vinte minutos para se organizar. O primeiro grupo inicia a encenação e quando a professora diz foto eles paralisam a cena. Enquanto um grupo se apresentava os demais assistem, ao final tentam adivinhar qual o pecado retratado.
Os alunos adoram essa atividade. Ela foi realizada de improviso no mesmo dia em que surgiu a conversa sobre a novela “Sete Pecados”. Todos os alunos participaram e se mostraram interessados e atentos durante as apresentações. Algumas vezes precisei solicitar silêncio, pois eles não conseguiam conter os risos durante as apresentações. Ao final de cada apresentação eu questionava os alunos que assistiram: Que pecado foi representado? O que eles observaram? O que apareceu na cena?... A reação deles a cada apresentação foi muito positiva, todos os grupos foram fortemente aplaudidos. Apesar dos alunos ainda não terem os conceitos definidos de espaço e simetria, a realização da atividade foi um sucesso, pois eles conseguiram retratar corretamente o que foi proposto. Segundo a avaliação dos próprios alunos foi muito legal, pois eles tentaram fazer da melhor maneira possível. Para a minha surpresa eles adoraram e querem fazer outros todos os dias eles perguntam quando vamos brincar de foto novamente. Para eles isso não foi um trabalho e sim uma brincadeira.
Nessa foto os alunos representam o pecado da vaidade, para a encenação eles usaram objetos como: pente, um espelho de verdade e um desenhado no quadro-de-giz, batom, bijuterias ...
As meninas se olhavam no espelho, passavam batom, colocavam bijuterias, enquanto o menino se olhava no espelho desenhado e se penteava.
Nenhum comentário:
Postar um comentário