terça-feira, novembro 28, 2006

Relato para ECS 8


Relato para ECS 8

Colegas com a imagem A1! Conforme solicitado na atividade 8 da disciplina ECS, estou postando um relato sobre minha trajetória no curso.

Confesso que no início eu tinha uma idéia diferente do curso. Eu imaginava que teríamos um encontro semanal, onde nós conversaríamos, nos passariam os trabalhos, fariamos e enviariamos por e-mail, jamais imaginei que houvesse blog, rooda, pbwiki...
Não sabia nada de informática, nem tinha computador, tive tantas dificuldades no início que cheguei até pensar em desistir. Hoje já sei algumas coisas, poucas, diante do leque de ferramentas disponível.
Gosto muito do blog, de visitar colegas, mas particularmente não gosto de opinar sobre trabalhos de colegas, nem participar do fórum,acho o ambiente muito confuso, perco muito tempo lendo comentários, prefiro conversar pessoalmente, sinto falta disso.
Minha maior preocupação em relação ao curso é a quantidade de informações e trabalhos e também o prazo de entrega que considero pouco tempo, sem contar a internet lenta. Meu tempo é precioso, estou sempre enlouquecida, trabalho 40 horas, sem contar os afazeres domésticos, os planejamentos, etc.
Para mim o curso tem sido um grande desafio, sei que já superei muitos desafios e muitos ainda virão. Só espero ter forças para continuar e chegar ao tão sonhado dia da formatura. Um abraço!

segunda-feira, novembro 27, 2006

ECS 8 - conclusão



Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Pedagogia Anos Iniciais do Ensino FundamentaL

Escola, Cultura e Sociedade - uma abordagem sociocultural e antropológica.

Nome da aluna: Sandra Bartikoski da Rocha

Número da atividade: 8

Pólo: Alvorada

Professora: Vera Corazza

Tutora: Simone Ramminger

Semana 5 / ECS 8 - integração

Após trocar informações com colegas do grupo, cheguei a conclusão que nossas dúvidas e ansiedades são as mesmas e que por ser um curso novo gerou muitas espectativas e medos. Os problemas mais citados por todos no grupo são a quantidade de trabalhos e o curto espaço de tempo para realiza-los e também em relação ao uso das ferramentas, pois ainda não se tem o domínio necessário, mas se comparado ao início do curso as conquistas são bem significativas. Todos mencionam que o curso é muito difícil e exigente e acreditam estarem vivendo seu maior desafio.

Quanto a realização da atividade, sinceramente, achei muito complicada, além da dificuldade de encontrar os integrantes do grupo, já que muitos não haviam postado a imagem, não recebi o retorno de alguns. Penso que esse tipo de atividade ficaria mais propícia no início do curso, quando criamos o blog. O acúmulo de trabalhos e os problemas individuais faz com que cada um trabalhe no seu ritmo o que dificulta a integração do grande grupo e a formação de rede, penso que esse tipo de atividade será inviável. Até para realizar trabalhos com colegas do mesmo pólo é difícil, pois muitos não mantém uma comunicação com os colegas e não frequêntam o pólo. Acho que para podermos realizar trabalhos em grupo, a formação dos mesmos deve ser de livre escolha com no máximo 3 ou 4 integrantes do mesmo pólo.

quarta-feira, novembro 08, 2006

Meu grupo ECS8



Finalmente consegui encontrar minhas colegas para a atividade ECS8.
Mas ainda tenho dúvidas, pois não sei se falta alguém , já que muitas colegas ainda não postaram a imagem.
Colegas com a imagem A1:

-Sandra Bartikoski da Rocha -pólo: Alvorada
-Adriana Fraga Soares - pólo: Alvorada
-Luciane Dutra - pólo: São Leopoldo
-Ana Parker- pólo: São Leopoldo
-Jucimara Medeiros - pólo: Três Cachoeiras
-Maria do Carmo - pólo: Três Cachoeiras
-Adriana Pessoa - pólo: Sapiranga

OBS: Por favor entrem em contato, se encontrarem outras colegas com a mesma imagem.

terça-feira, novembro 07, 2006

Um breve relato



Parece mentira, mas aqui estou eu ,firme e forte, quer dizer nem tanto.

Ainda me sinto perdida diante de tantos trabalhos e informações.

Tenho dificuldades para realizar os trabalhos e muitas vezes chego até pensar que não vou conseguir. Uma das coisas que mais me preocupa é o prazo para a realização dos trabalhos, acho que é pouco tempo.

Ainda não domino as ferramentas, mas para quem não sabia nada, acho que minhas conquistas são válidas. Sei que tenho muito para aprender, só espero não desanimar e mesmo que desanime que eu tenha força para seguir em frente. Um abraço a todos.

domingo, novembro 05, 2006

ecs7

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Licenciatura em Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Escola, Cultura e Sociedade - uma abordagem sociocultural e antropológica.
Nome da aluna: Sandra Bartikoski da Rocha
Número da atividade: 7
Pólo: Alvorada
Professora: Vera Corazza
Tutora: Simone Ramminger

SEMANA 5 / ECS 7

Karl Heinrich Marx economista, filósofo e socialista nasceu em Tréveris em 5 de maio de 1818 e morreu em Londres em 14 de março de 1883. Karl Marx foi um intelectual alemão considerado um dos fundadores da Sociologia, mas não se dedicou ao estudo da Sociologia em específico. Em suas obras são encontrados elementos sociológicos interligados a outros aspectos globais da sociedade. Porém contribuiu ao desenvolvimento do conhecimento sociológico crítico da sociedade capitalista, indicando o caminho inevitável ao socialismo como solução. Trabalhou com a Sociologia da transformação.
Em 1844 conheceu em Paris Friedrich Engels(1820-1895), começo de uma amizade íntima durante a vida toda.
Friedrich Engels nasceu em Barmen (Alemanha), no dia 28 de novembro de 1820 no seio de uma família protestante. Filho mais velho de um rico industrial, foi o principal colaborador de Karl Marx na elaboração das teorias do materialismo dialético e do materialismo histórico.

No século XIX o capitalismo se expande e representa o período da consolidação do poder dos burgueses. O contraste entre a riqueza e a pobreza é cruel nesse século em que a jornada de trabalho vai de 14 a 16 horas, inclusive com mão-de-obra infantil e feminina. Para enfrentar essas dificuldades o proletariado surge como a classe revolucionária que opõe aos interesses burgueses.
Com o desenvolvimento do capitalismo, a classe proletaria cresce em tamanho, mas não em acesso aos benefícios da nova ordem econômica. Ao contrário, são terríveis as condições de moradia das famílias amontoadas nos arrabaldes da grandes cidades, depois de enfrentar extensa jornada de trabalho mal pago.
No século XIX, surgem as organizações de trabalhadores, criadas para defender seus interesses contra a exploração dos donos do capital. Esses movimentos são fecundados pelas idéias socialistas, inicialmente pela produção teórica dos chamados socialistas utópicos(Saint-Simon, Fourier, Proudhon, Owen) que , embora percebessem o antagonismo das classes, propõem meios ingênuos e paternalistas para a emancipação da classe oprimida. Foram criticados por Marx e Engels, que estabelecem as bases do socialismo científico. A teoria marxista ou materialismo histórico-dialético é elaborada com a influência e crítica de diversas tendências.
Como Hegel, Marx parte da concepção histórica e dialética do real, mas não considera o mundo material a encarnação da "idéia absoluta" ,da "consciência", como os idealistas. Ao contrário, para o materialismo, o movimento é a propriedade fundamental da matéria e existe independentemente da consciência, portanto esta é um dado secundário, derivado, já que é reflexo da matéria. Como se vê, Marx e Engels invertem a perspectiva idealista. A abordagem idealista da história, assimilada pelo senso comum, explica seu movimento pela ação dos "grandes homens", das grandes idéias ou, às vezes, até pela intervenção divina. Para Marx, diferentemente: no lugar das idéias, estão dos fatos materias, no lugar dos heróis, a luta de classes. A história se faz com os fatores materias, econômicos e técnicos que correspondem às condições em que os homens se reúnem para produzir sua existência no trabalho(social). Nesse processo, surgem contradições no seio da sociedade, que no tempo de Marx, e ainda hoje, resultam dos interesses antagônicos do capitalismo e do proletário.
Marx não nega que o homem tenha idéias, mas as explica a partir da estrutura material da sociedade em que vive. Para ele, as idéias de uma sociedade, expressas na filosofia, na moral, na ciência, no Direito, nas artes, na pedagogia, constituem a superestrutura, e dependem da infra-estrutura, as condições materias ou econômicas dessa sociedade.
Do ponto de vista dialético, porém, os fenômenos materias são processos(nada é estático), e o espírito não é consequência passiva da ação da matéria. A consciência do homem, ao tomar conhecimento dos determinismos, pode agir sobre o mundo, transformando-o, inclusive pela ação revolucionária.
Para Marx e Engels a classe operária , organizando-se num partido revolucionário, destruiria o Estado burguês e, suprimindo a propriedade privada dos meios de produção, haveria de instaurar uma sociedade igualitária. Antes de alcançar esse objetivo, ela precisa conhecer a própria força, tomando consciência da alienação a que está submetida e da ideologia que a impede de perceber que age com valores impostos pela classe dominante.

As idéias socialistas provocaram grandes alterações nas concepções pedagógicas. Do ponto de vista epistemológico, rejeitam os pressupostos idealistas e ao materialismo tradicional contrapõem a dialética. Do ponto de vista político, denunciam a exploração de uma classe por outra e defendem a educação universal e politécnica.
Segundo o materialismo dialético, é ilusório pensar que a educação seja capaz por si só de transformar o mundo, porém existem tarefas para os educadores enquanto não se realiza a ação revolucionária. Por exemplo, a luta pela democratização do ensino(universal) e pela escola única(não dualista), isto é, sem distinção entre formar e profissionalizar, a valorização do pensar e do fazer, em que o saber esteja voltado para a transformação do mundo: a desmistificação da alienação e da ideologia, ou seja, a conscientização da classe oprimida.
Pontos que acho importante destacar:
-Em 1864, Marx foi co-fundador da Associação Internacional dos Operários, depois chamada I Internacional;
-Em 1867 Karl Marx publicou o primeiro volume de sua obra mais importante(O Capital), os volumes II e III foram editados por Engels, em 1885 e 1894 após a morte de Marx;
-Marx e Engels escreveram juntos "A Sagrada Família" (1845), "A Ideologia Alemã" (1846), "Manifesto Comunista" (1848);
-Nos últimos anos de vida, Engels era o maior líder do movimento operário internacional;
-Em 14 de julho de 1889, em Paris, reuniu-se o Primeiro Congresso da II Internacional, foi esse congresso que formulou reivindicações programáticas sobre a legislação do trabalho, as comemorações pelo 1º de maio e a jornada de 8 horas de trabalho.

quarta-feira, novembro 01, 2006

ESC 6 - WEBER II - parte 2



Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Licenciatura em Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Escola, Cultura e Sociedade - uma abordagem sociocultural e antropológica

Nome da Aluna: Sandra Bartikoski da Rocha

Número da atividade: ECS 6 - Weber II (parte 2)

Pólo: Alvorada

Professora: Vera Corazza

Tutora: Simone Ramminger

Atividade 6 - Weber II (item 1- No Rooda, continue a sua participacão no fórum Durkheim - Weber - Marx e, na data de entrega desta atividade, poste no seu blog individual um relato que expresse o conteúdo do debate e a sua participação até o momento).

Minha participação no fórum, confesso tem sido pouca, pois ainda tenho dificuldades e muitas vezes me sinto perdida diante de tantas informações e trabalhos, fico preocupada em fazer os trabalhos dentro do prazo e vou deixando as outras coisas de lado. Lendo os relatos colocados pelos colegas, em minha singela participação, notei que é muito discutido o papel do professor,que mesmo sendo escolas diferentes as realidades são bem parecidas e as dúvidas também e, que é preciso um educador preparado, consciente, desafiador, responsável pela transformação da sociedade.