quinta-feira, setembro 23, 2010

Avaliação do Eixo III


Interdisciplinas desenvolvidas: Seminário Integrador III; Artes Visuais; Literatura Infanto-Juvenil e Aprendizagem; Ludicidade e Educação; Musica na Escola; Teatro e Educação.

O semestre foi marcado por um grande desafio, o portfólio. Aprendi a fazer marcadores no blog para as postagens serem utilizadas, posteriormente, na construção do portfólio. A partir desse semestre o blog deixou de ser um diário e passou a ser um portfólio. As postagens no blog que até então eram simples, passaram a ser mais detalhadas, onde eu tentei refletir sobre a minha prática, buscando formas de melhorá-la a partir dos estudos realizados. Quanto às disciplinas todos contribuíram de alguma forma para a minha prática escolar.

Com literatura aprendi a forma correta de contar histórias;

Através da ludicidade descobri que não precisamos de um objetivo específico para utilizar o lúdico na sala de aula, pois podemos possibilitar que os alunos brinquem pelo simples prazer de brincar;

Com o seminário integrador aprendi que por mais difícil que uma atividade ou recurso seja, se tivermos coragem de ousar e enfrentar os desafios, é possível superar os obstáculos.

A disciplina de Teatro foi importante para eu refletir sobre o quanto a teoria é importante na prática, pois ajuda no planejamento e desenvolvimento do trabalho e também na superação de obstáculos.

A disciplina de Artes me mostrou um leque de possibilidades de trabalhar com a arte, através dela podemos trabalhar várias disciplinas (história, geografia, língua portuguesa, matemática...) e não puro e simplesmente desenhar e colorir.

A disciplina de música foi muito importante, contribuiu na reflexão sobre a minha prática, pois antes ela não exercia um papel significante nas minhas aulas, chegando a ponto de ser totalmente ignorada. Percebi que disponho de um recurso tecnológico na escola tão importante quanto o computador, que é o rádio. A partir daí a música passou a ser um importante recurso na aprendizagem.

sexta-feira, setembro 17, 2010

Avaliação do Eixo II


Interdisciplinas desenvolvidas: Seminário Integrador II; Desenvolvimento e Aprendizagem sob o enfoque da Psicologia I; Fundamentos de Alfabetização I; Escolarização, Espaço e Tempo na Perspectiva Histórica; Infância de o a 10 anos.

Obtive muitas conquistas no decorrer do semestre no que diz respeito ao uso das ferramentas. Mas as conquistas que eu considero mais importantes foram à coragem, a superação e acima de tudo a perseverança, que não me deixou desistir nos momentos difíceis.

Foram muitas as dificuldades e os obstáculos, principalmente no que se refere ao tempo e uso dos recursos tecnológicos. Às leituras também foram outra dificuldade, pois em geral são bem extensas e complexas.

Esse semestre pra mim foi muito difícil, foram muitas tristezas, doenças e perdas de entes queridos e isso me causou um desanimo muito grande a ponto de quase desistir do curso e que eu espero poder superar no próximo semestre.

Acredito que tudo que estudamos durante o semestre produziu mudanças significativas em todos os aspectos da minha vida, pois todas as interdisciplinas vieram de encontro a minha prática. A necessidade de relacionar a teoria com a prática contribuiu para uma mudança muito importante no campo pessoal e profissional. Passei a ter um posicionamento mais critico, a expor o que penso e acredito e também a refletir diariamente sobre minha prática, pontuar as ações que abrangia a minha prática e as possíveis mudanças.

A atividade “entrevista com os alunos” do Seminário Integrador influenciou muito para que ocorressem mudanças na minha prática. A partir dela passei a observar mais os meus alunos, conversar sobre coisas do seu dia-a-dia, tornando as aulas mais produtivas e interessantes.

Quanto ao Blog, durante o semestre ele continuou sendo uma espécie de diário, onde registrávamos nossas dificuldades, angustias e conquistas.

segunda-feira, setembro 06, 2010

Avaliação do Eixo I

Começo Difícil

O começo foi muito difícil, pensei várias vezes em desistir do curso. Eram muitas informações, falta de tempo e falta de ritmo para realizar trabalhos em curtos prazos. O computador parecia mais um bicho de sete cabeças (Blog, e-mail, wiki, Rooda...) Minha maior dificuldade no início era a falta de conhecimento em relação ao uso das ferramentas tecnológicas, aliás, pra falar a verdade continua sendo até hoje. Quando iniciei o curso, não possuía computador, assim como eu, varias colegas frequentavam o pólo diariamente, para realizar os trabalhos e aprender a usar as ferramentas. Nosso ponto de encontro era a escada que dava acesso ao AI, parecia o muro das lamentações. Era o nosso cantinho para desabafar, chorar, trocar informações e buscar ajuda para realizar os trabalhos e principalmente ouvir uma palavra amiga para ter coragem de seguir em frente, diante das dificuldades do curso.

No início o Blog era uma espécie de diário, onde registrávamos nossas dificuldades, angustias e conquistas. Uma ferramenta importante, muitas vezes esquecido por causa da quantidade de trabalhos para fazer.

Rever as primeiras postagens do blog chega a ser até engraçado. Como eu escrevia pouco, economizava palavras. O que predominava nas minhas postagens eram as imagens que serviam para demonstrar os meus sentimentos em relação ao curso. Depois a alegria ficou por conta “gifs animados” que tomaram conta e enfeitavam o blog.

Só passei a utilizar o blog com frequência para postar atividades da interdisciplina Escola Cultura e Sociedade que, diga-se de passagem, foram muitas.

Interdisciplinas desenvolvidas: Seminário Integrador I; Escola, Cultura e Sociedade; Escola, Projeto Pedagógico e Currículo Educação; Tecnologias da Informação e Comunicação.

Na interdisciplina Escola, Cultura e Sociedade as leituras sobre os grandes pensadores da sociologia Durkheim, Weber e Marx e Engels, me fizeram refletir sobre a educação, em atividades propostas descrevi situações da minha vivência escolar analisadas a partir da teoria de Weber “Os três tipos puros de dominação legítima” onde conclui que as dominações estão presentes em todas as situações que vivenciamos, inclusive na escola. A interdisciplina Escola, Projeto Pedagógico e Currículo através das leituras sobre Paulo Freire, Lucia Carrasco, Maurice Tardif, etc. me fizeram refletir sobre minha prática docente. Nas atividades descrevi situações de sala de aula ou vivências pessoais analisadas a partir das leituras propostas. Foi muito legal a interação que está interdisciplina proporcionou.

Minha escola, atividade proposta pela interdisciplina Seminário Integrador me aproximou muito de uma das escolas que trabalho, no caso a que retratei E.M.E.F. Padre Léo Seidel. Com a atividade tomei conhecimento sobre o projeto político pedagógico da escola, elaborado antes da minha entrada na escola e pude mostrar a todos um pouco da minha escola: história, objetivo, os projetos, enfim como ela trabalha.

Com as atividades da interdisciplina Educação e Tecnologias da Comunicação e Informação, aprendi muito sobre o uso das ferramentas e do leque de informações disponíveis, do quanto o uso das tecnologias podem contribuir para o ensino/aprendizagem. Já na primeira atividade (semana1) TICS (desafio 1 e 2) precisei criar soluções para situações do qual nunca imaginei, planejar aulas desenvolvidas em sala de aula e aplicadas no laboratório de informática, sem duvida dois grandes desafios, imaginar situações que não fazem parte da minha realidade. Trabalho em duas escolas e apenas uma tem laboratório de informática, onde minha turma tem aula quinzenal, eu no inicio apenas acompanhava meus alunos, mas após fazer parte do curso do PEAD comecei a participar das aulas auxiliando meus alunos nas atividades propostas pela professora do laboratório (jogos da turma da Mônica), coisas simples com mudar a atividade, voltar, escolher cores, etc. foi muito gratificante.