domingo, abril 26, 2009

Inclusão Escolar



Relato de Experiência

Fazia pouco tempo que eu havia iniciado como educadora na rede Estadual e fui chamada pela direção no final do mês de abril para ser informada que receberia em minha turma de 1ª série um aluno com necessidades especiais. Este aluno já havia passado por todas as turmas de 1ª série da escola, sendo rejeitado por todas as minhas colegas professoras, consideradas experientes e graduadas. Senti-me muito insegura, mas conversei com a minha turma para que não houvesse preconceito e ele foi recebido com muito carinho, ele era uma criança muito alegre, o sorriso estava sempre estampado no rosto.
O aluno apresentava deficiência física, segundo a mãe, ele teve uma parada respiratória ao nascer, precisou realizar muitas cirurgias e só começou a caminhar depois dos 5 anos, assim mesmo com muita dificuldade. Ele era atendido pela AACD uma vez por semana.
A mãe era uma pessoa séria, e tratava o filho com muita frieza, o que me levava a pensar que ela o rejeitava. Sempre que eu tinha oportunidade de conversar com ela, eu ouvia seus lamentos, era visível em seu semblante que não aceitava sua condição de vida.
Ao contrário do que todos pensavam, o comprometimento motor e a dificuldade de fala que ele apresentava não o impediam de aprender, ele era muito esperto e esforçado. Eu nunca o tratei diferente, pelo contrário exigia muito dele, lógico que sempre respeitando suas limitações.
Próximo ao final do ano foi questionado por algumas colegas da 2ª série, se ele seria aprovado, respondi que sim, afinal ele estava alfabetizado, então os olhares se cruzaram, com um ar de reprovação. Para evitar problemas e falatórios pedi que a vice-diretora e uma colega que o avaliassem. E elas confirmaram a aprovação.
No ano seguinte, mais ou menos um mês depois de ter iniciado as aulas, perguntei a professora dele na frente de todas as minhas colegas (as mesmas que o rejeitaram) como ele estava e a resposta foi que ele era um excelente aluno, dedicado, esforçado, melhor do que muitos alunos considerados normais.

sábado, abril 25, 2009

Até que enfim

Depois de tentar sem sucesso resolver os problemas apresentados no meu computador, por sugestão da professora Íris baixei o Mozilla, no inicio até resolveu o problema do gmail, do blog e do pbwiki, mas aos poucos começou a trancar. Seguindo a sugestão da Vanessa tentei restaurar o sistema, mas não consegui, a página aparecia em branco. Cansada e não sabendo mais o que fazer, no dia 9 chamei um técnico. No dia 15 ele veio até a minha casa e tentou durantes horas e horas, mas não descobriu o problema, teve que levar minha CPU. Dois dias depois ele me ligou, disse que precisaria formatar meu computador, que não tinha outro jeito. Segundo ele o que danificou o sistema foi um programa que baixou durante a atualização do Windows, um tal de “service 3”, já para a Microsoft ao qual ele recorreu pedindo suporte técnico, o problema pode ter sido um vírus.

Hoje, dia 25/04 recebi meu computador, finalmente está funcionado, parece mentira que acabou o pesadelo, quer dizer em partes, pois agora tenho que correr atrás do prejuízo e colocar meus trabalhos em dia.

sexta-feira, abril 17, 2009

Aprendizagem e conhecimento




Para Piaget, a aprendizagem é um processo limitado a um problema ou uma situação, sendo provocada por situações diversas; já o conhecimento, o conhecer, estaria relacionado à ação sobre o objeto. Seria modificar, transformar o objeto, compreendendo esse processo de transformação.

segunda-feira, abril 13, 2009

Reflexão


“... ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produção ou a sua construção. Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender." Paulo Freire

Importância da Filosofia



Filosofia é a única ciência capaz de fazer uma reflexão critica e global sobre o saber e a prática do homem. Ela é importante para a pedagogia, pois é ela que vai preparar o educador para que ele possa transmitir o significado da condição humana e através desses ensinamentos modificar a condição alienatória do homem atual.

quarta-feira, abril 01, 2009

Preconceito com o nome



Questões Étnico-Raciais

A aula presencial da disciplina de Questões Étnico-Raciais através da atividade em que tínhamos que nos observar no espelho e ressaltar nossas características me fez refletir sobre algo que até algum tempo atrás me incomodava muito, um preconceito meu, o meu sobrenome “Bartikoski”, herdado de minha mãe e de origem polonesa. Durante muitos anos tive vergonha, principalmente na escola, pois sempre era motivo de piada ou risos. Sempre torcia para que não fosse mencionado, tanto que quando me casei, não pensei duas vezes em trocar meu sobrenome, pelo contrario me senti aliviada. Com o passar do tempo mudei meu pensamento, acho que amadureci, hoje tenho orgulho e até pesquisei sua origem, fiz uma árvore genealógica da família da minha mãe, e infelizmente descobri que o sobrenome não é o original, pois quando os ancestrais da minha mãe chegaram ao Brasil, vindos da Polônia, o sobrenome foi modificado “aportuguesado” para facilitar a pronuncia e a escrita. Ainda não sei qual é a escrita original, mas tenho vontade de descobrir algum dia. Hoje tenho o maior cuidado ao trabalhar com meus alunos seu nome e o sobrenome, não permitindo jamais que seja motivo de risos, procuro sempre ressaltar sua importância e origem, fazendo com que sintam orgulho de sua história.


Objetivo e Importância da Filosofia



A filosofia tem como objetivo a busca da coerência interna, a definição rigorosa dos conceitos, o debate e a discussão. Ela é importante porque desenvolve no homem a capacidade de pensar, refletir, questionar e agir. Na educação, é importante, pois estuda o pensamento e todas as crianças devem aprender desde o inicio a pensar, criticar e participar. Infelizmente ainda é muito desvalorizada porque para o poder é mais conveniente que o povo seja alienado, isto é, não tenha interesse em participar, criticar e tentar mudar as coisas.