quarta-feira, abril 01, 2009

Preconceito com o nome



Questões Étnico-Raciais

A aula presencial da disciplina de Questões Étnico-Raciais através da atividade em que tínhamos que nos observar no espelho e ressaltar nossas características me fez refletir sobre algo que até algum tempo atrás me incomodava muito, um preconceito meu, o meu sobrenome “Bartikoski”, herdado de minha mãe e de origem polonesa. Durante muitos anos tive vergonha, principalmente na escola, pois sempre era motivo de piada ou risos. Sempre torcia para que não fosse mencionado, tanto que quando me casei, não pensei duas vezes em trocar meu sobrenome, pelo contrario me senti aliviada. Com o passar do tempo mudei meu pensamento, acho que amadureci, hoje tenho orgulho e até pesquisei sua origem, fiz uma árvore genealógica da família da minha mãe, e infelizmente descobri que o sobrenome não é o original, pois quando os ancestrais da minha mãe chegaram ao Brasil, vindos da Polônia, o sobrenome foi modificado “aportuguesado” para facilitar a pronuncia e a escrita. Ainda não sei qual é a escrita original, mas tenho vontade de descobrir algum dia. Hoje tenho o maior cuidado ao trabalhar com meus alunos seu nome e o sobrenome, não permitindo jamais que seja motivo de risos, procuro sempre ressaltar sua importância e origem, fazendo com que sintam orgulho de sua história.


3 comentários:

Colégio Érico Veríssimo disse...

Olá Sandrinha!!!

Que bom encontrar tua postagem!!:)
Procure destinar um tempinho na semana para rechear teu blog, ok?!

Bjus,
Vanessa

Unknown disse...

Sandra vc sendo professora como solucionaria esse problema em sala de aula. Caso tenha algum material falando sobre esse assunto vc poderia por gentileza enviar pro meu e-mail (janevicosa@gmail.com)Obrigada!

Unknown disse...

O nome original é Bartinikowski.

Os nomes originais das famílias polonesas que se alocaram na região de Caraá quando chegaram ao Brasil em 1981 estão descritas numa lápide em frente à Igreja de Caraá na localidade do Barro Branco, município de Riozinho. Nosso sobrenome também está lá. A igreja fica no alto de uma colina e mais abaixo fica o cemitério ende foram enterrados todos os descendentes poloneses, alemães, seucos e italianos da região. Gosto muito desta região, tenho muitas saudades, espero um dia poder voltar...

Dalvi Bartikoski