sábado, setembro 05, 2009

Reflexão: Que marcas eu gostaria de deixar nos meus alunos

A primeira atividade da interdisciplina de Didática, Planejamento e Avaliação foi super importante, me fez refletir sobre o meu papel como educadora, que marcas eu gostaria de deixar nos meus alunos. Preocupo-me tanto em alfabetizá-los, que nunca parei para refletir profundamente sobre isso. Não quero que meus alunos aprendam a memorizar conteúdos, e sim que eles aprendam a compreender, raciocinar, discutir, criar e transformar. Sei que não faço milagres e que infelizmente na prática isso não acontece com a maioria, mas se eu conseguir semear essa sementinha e ela germinar em um aluno que seja, já me sinto realizada. Não quero ser lembrada como uma professora qualquer, aquela ruim, boazinha... Quero ser lembrada como uma professora que fez a diferença na vida de alguém, que lhe ensinou algo precioso, a ter autonomia para expressar seus pensamentos e criatividade para vencer os desafios da vida.

2 comentários:

LIDIANE disse...

Oi Sandroca! É importante perceber que deixamos marcas em nossos alunos! Pena que não ficamos sabendo quais foram elas.Bom seria se conseguissemos deixar apenas marcas positivas, não é?Saiba que não sou tua aluna, mas na vida deixas somenet marcas boas, lembranças de carinho e cooperação! Adorocê, bjus Lidi.

Jurema disse...

Oi Sandrinha!
Como diz a Lidi o importante que as marcas deixadas por nós tantos nos alunos como em nossos colegas de trabalho ou faculdade sejam possitivas.Por exemplo nós digo assim porque incluo Tonho,Ro e Lidi acrescidas de Sandra construimos laços afetivos que se estenderam além de PEAD.Por mais que possamos seguir camimhos diferentes as marcas estarão no fundo do coração.Bjs minha querida.