sexta-feira, outubro 31, 2008

Formação Continuada





A Secretaria de Educação de Alvorada está desenvolvendo no município o Pró-letramento que é um programa de formação continuada de professores das séries iniciais do ensino fundamental da rede municipal, para melhoria do ensino e da aprendizagem dos alunos em leitura, escrita e matemática.
O Pró-letramento é uma parceria entre o Ministério da Educação e universidades públicas e comunitárias que integram a Rede Nacional de Formação Continuada. As universidades que integram a Rede são responsáveis pelo desenvolvimento e produção dos materiais para os cursos, pela certificação e pela formação e acompanhamento do professor tutor.
O curso é destinado a professores dos anos iniciais do ensino fundamental e tem duração de 120 horas, onde uma parte é desenvolvida em encontros presencial com auxilio de um professor tutor e a restante em atividades à distância.
O projeto tem como objetivos:
Oferecer suporte a ação pedagógica dos professores das séries iniciais do ensino fundamental, para elevar a qualidade do ensino de Língua Portuguesa e de Matemática.
Propor situações que incentivem a reflexão e a construção do conhecimento como processo contínuo de formação docente.
Desenvolver conhecimentos para a compreensão da matemática e linguagem e seus processos de ensino e aprendizagem.
Contribuir para que se desenvolva nas escolas uma cultura de formação continuada.
Desencadear ações de formação continuada em rede, envolvendo universidades, secretarias de educação e escolas públicas dos sistemas de ensino.Todos os professores da rede foram convidados a participar e podiam optar entre fazer o curso de Português ou Matemática, ao termino poderá realizar o outro. Eu escolhi fazer o curso de Português e tive até agora quatro encontros, sendo o restante será realizado no primeiro semestre de 2009. O curso é oportunidade que os professores tem de se atualizar e conseqüentemente melhorar a qualidade do ensino.

Seminário Integrador v - PA


Reações que contagiam - Bocejo


O bocejo é uma ação involuntária, na qual abrimos a boca e respiramos fundo. Pesquisadores afirmam que o bocejo ocorre até mesmo em fetos de 11 semanas de vida. Animais como: cachorros, gatos e peixes também bocejam. Até hoje não se sabe exatamente os reais motivos que provocam o bocejo. Existem teorias que tentam explicá-lo. A teoria física afirma que nós bocejamos para obter uma maior quantidade de oxigênio e eliminar um acúmulo de dióxido de carbono. Outra teoria, provavelmente a mais conhecida é de que o bocejo acontece em situações de tédio, fadiga ou cansaço. Atualmente não é possível explicar como o bocejo é desencadeado, nem os motivos para isso, também não é possível explicar porque o bocejo é contagiante.


Devido ao fato de não existir uma explicação lógica para o bocejo e também pelo fato de que seria difícil desenvolver o projeto já que o assunto do nosso trabalho se tornou muito amplo, pois existem muitas reações que contagiam como: tristeza, alegria, mau humor... O grupo decidiu mudar o foco do trabalho e escolher apenas uma reação contagiante para desenvolver o projeto, a eleita foi a gargalhada.

quinta-feira, outubro 16, 2008

Psicologia da Fase Adulta


Teoria de Piaget

Piaget entendia que as diferenças entre crianças e adultos eram de natureza qualitativa e não quantitativa, à medida que a criança desenvolve a sua inteligência irá construir estruturas cognitivas progressivamente mais complexas e mais abrangentes, isto é, ela não se torna mais inteligente enquanto se desenvolve, mas passa a apresentar um tipo de inteligência diferente do estágio anterior.
O trabalho de Piaget se concentrou no estudo do desenvolvimento cognitivo e não propriamente no processo de aprendizagem. O sujeito que se desenvolve alcança outro patamar de compreensão da realidade e passa a lidar com está realidade cada vez mais com mais adequação: isto é produto de aprendizagem.
O ser humano como sujeito em interação com o meio deve ser descrito como sistema aberto que constrói progressivamente o conhecimento.

terça-feira, outubro 14, 2008

Democracia


Difícil falar em democracia num país que convive com uma tradição histórica de autoritarismo e marcado por tantas desigualdades sociais, cuja maior expressão é a exclusão de milhões de pessoas da possibilidade de viver dignamente, uma exclusão que se expressa de múltiplas formas e diversos níveis: econômico, social, político, étnico e cultural. A democracia não é apenas um sistema político ou uma forma de organização do Estado. Uma sociedade democrática não é, portanto, aquela na qual os governantes são eleitos pelo voto. Democracia supõe cidadania exercida em todos os âmbitos da vida individual e coletiva. Infelizmente a Cidadania no Brasil para todos ainda não é uma realidade, ela continua sendo um direito a ser conquistado. A construção de uma sociedade democrática implica o desenvolvimento de uma ação democrática concreta em todos os espaços de interação social, inclusive na escola. A participação possibilita a população um aprofundamento do seu grau de organização e uma melhor compreensão do Estado, influindo de maneira mais efetiva no seu funcionamento.

quinta-feira, outubro 09, 2008

Psicologia da Vida Adulta

Eu...
Tive um passado? Sem dúvida...
Tenho um presente? Sem dúvida...
Terei um futuro? Sem dúvida...

Fernando Pessoa.


Nosso passado, presente e futuro estão repletos de tristeza, confusão, solidão, brigas, competição, amor e raiva. Todos esses sentimentos fazem parte do nosso dia-a-dia, em maior ou menor escala; tudo depende da maneira como encaramos a vida. Nem sempre ela é fácil, mas com certeza todas as experiências são válidas, pois têm como objetivo nossa evolução pessoal e nossa integração familiar e social.

domingo, outubro 05, 2008

Psicologia da Vida Adulta


Desenvolvimento Humano, segundo Erikson

Erikson se interessou em como a criança e depois o adulto desenvolvem seu senso de identidade. Seus estudos o levaram a estabelecer as oito idades do homem, que definiu como etapas evolutivas. Segundo ele durante todas as etapas vai se desenvolver a identidade do Ego, lentamente, através das conquistas das etapas vencidas. Erikson concluiu que só um sentimento de identidade, que gradualmente se acumule, fundado na experiência de saúde social e solidariedade cultural no final de cada crise maior da infância, promete aquele equilíbrio periódico na vida humana que, na integração das etapas do Ego, contribui para afirmar o sentimento de humanidade.