Através das aulas de ciências pude perceber que a observação é um dos processos mais importantes no Ensino de Ciências. É o processo mental mais simples e que fornece maior qualidade de material para o pensamento.
Desenvolver aobservação na criança é oportunizar atividades que ela utilize inteligentemente os sentidos, tornando-a uma observadora cuidadosa, capaz de relatar e interpretar com exatidão o que vê.
Desenvolver aobservação na criança é oportunizar atividades que ela utilize inteligentemente os sentidos, tornando-a uma observadora cuidadosa, capaz de relatar e interpretar com exatidão o que vê.
Com o desenvolvimento do projeto sobre os Ciclos da Natureza percebi que o trabalho com atividades práticas é muito importante na aprendizagem de Ciências, por tratar-se de uma tarefa fundamental do método científico. Fazer ciência faz parte do aprender ciência. Realizando atividades práticas, o aluno participa ativamente da construção do conceito. A criança que tem a oportunidade de ser construtora de si mesma e de sua aprendizagem, pode exercer sua potencialidade conquistando competência, destreza, hábitos, atitudes que favoreçam sua convivência e formação de uma auto-estima positiva.
A escola deve ser vista como um espaço criativo que permite a diversificação e ampliação das experiências infantis, valorizando a iniciativa, curiosidade e inventividade da criança, promovendo assim, a sua autonomia.
A escola deve ser vista como um espaço criativo que permite a diversificação e ampliação das experiências infantis, valorizando a iniciativa, curiosidade e inventividade da criança, promovendo assim, a sua autonomia.
O professor é o mediador, aquele que intervirá, induzirá a analise, a dedução e percepção, a função do educador é fundamental no processo de aprendizagem transmitindo valores, motivações e estratégias para interpretar a vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário