quinta-feira, dezembro 21, 2006

ECS 11 - REFLEXÕES


Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Licenciatura em Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Escola, Cultura e Sociedade - uma abordagem sociocultural e antropológica
Aluna: Sandra Bartikoski da Rocha
Número da atividade: ECS 11
Pólo: Alvorada
Professora: Vera Corazza

Reflexões:

A história nos mostra que a educação sempre foi um dos instrumentos de que lançaram mão os sucessivos grupos que ocuparam o poder.Quando não através da exclusão pura e simples, impedindo-se o acesso de grande parte de brasileiros à escola, por meio de um ensino para a submissão, desprovido da preocupação crítica, tanto em seus conteúdos quanto em seus métodos, tudo para se promover e preservar o poder.
O tempo passou, mas o discurso e prática ainda não caminham juntos. A educação brasileira foi constituída com a finalidade de formar indivíduos capazes de pensar e exercer atividades dentro de um grupo social, resumindo seria "uma escola igual para todos", mas na realidade existem duas escolas, uma escola destinada à elite (minoria) que atende todas as necessidades, e que realmente forma indivíduos, e outra destinada a classe menos favorecida (maioria), de ensino precário geralmente de má qualidade, com professores cansados e acomodados, sem coragem de lutar por melhorias de trabalho, salários, que dirá por uma educação pública gratuita de qualidade.
O governo fala muito em qualificação dos professores, mas esqueci de outra coisa importante, e que tem que andar junto: a valorização dos educadores. Será que existe mesmo interesse por parte do governo que existam professores satisfeitos e completos, formadores de cidadãos críticos e atuantes na sociedade? Eu não acredito.

Visitando os sítios do Ministério da Educação e da Secretária de Educação do Estado do Rio Grande do Sul percebe-se que existe muitos projetos de melhorias, mas apesar de todos os esforços a educação continua ineficiênte, a negligência, a falta de recursos ou recursos mal aplicados como é o caso do livro didático que não corresponde a nossa realidade, mas que somos obrigados a optar. Penso que muitos projetos como "bolsa escola", "Brasil alfabetizado", "MOVA"... são usados apenas como trampolim para promover o governo.

5 comentários:

Marlene disse...

Olá,Sandra!
Passei para te desejar um Feliz Natal e um ano com muita paz, saúde, amor e muitas conquistas!!!
Beijos
Marlene.

Ivana disse...

Feliz Natal!!! Muitas felicidades, saúde, paz, amor e realizações hoje e sempre. Beijos, Ivana

Vera disse...

Olá Sandra, como foi o natal?
O ano está terminando e o semestre também, estou conferindo as atividades. Está faltando o relato final da ECS11 no blog colaborativo e o link aqui; também está faltando o relato da ECS10. Parabéns pela caminhada! Foi um prazer ta acompanhar até aqui. Um Feliz 2007 para ti e toda tua família! Até dia 3 em Alvorada, beijo, Ver@

ROSAURA KARST disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ROSAURA KARST disse...

SANDRA

OBRIGADA PELO CARINHO

TENHA CONFIANÇA UM DIA TEREMOS GOVERNANTES COMPROMETIDOS PRINCIPALMENTE COM A EDUCAÇÃO.

FELIZ ANO NOVO.

MUITA PAZ E SAÚDE, O RESTO A GENTE CORRE ATRAZ.

BEIJOS:)

Rosaura