terça-feira, março 30, 2010

Reflexão sobre a educação

As primeiras atividades solicitadas para o estágio supervisionado foram abrir um wiki no pbworks, após elaborar um mini curriculum vitae na front page e depois criar páginas com link no side bar com a apresentação da escola e da turma e também um esboço da arquitetura pedagógica que será aplicada durante o estágio.
Ao realizar a atividade da apresentação da escola e da turma confesso que fiquei decepcionada ao me dar por conta do quanto na educação às coisas demoram a acontecer, às vezes até acontecem, se comemora, mas depois é esquecido, é adiado, acaba...
Enquanto a tecnologia avança num piscar de olhos, a educação caminha a passos lentos e por incrível que pareça às vezes até retrocede, como é o caso da minha escola que ganhou um laboratório de informática com trinta computadores novinhos com Internet super rápida, pena que funcionou apenas no ano de inauguração com aulas quinzenais devido à quantidade de alunos. Depois disso ficou fechado por falta de um professor especializado para atender os alunos, isso por que o governo determinou que nenhum professor poderia ficar fora de sala de aula. Fala-se tanto em investimentos e melhorias da educação, mas não consigo enxergar essas mudanças, na escola não tem laboratório de aprendizagem, não tem pessoal especializado para atender crianças com necessidades especiais, o laboratório de informática encontra-se fechado com apenas 18 computadores, entre outras coisas. A propaganda é bonita, como diz o ditado é a alma do negócio, mas a verdade é que faltam investimentos, falta manutenção, falta vontade e lamentavelmente acaba faltando até motivação por parte dos professores diante do descaso geral.

terça-feira, março 23, 2010

Inicio do Eixo VIII

Todo o início de semestre dá aquele friozinho na barriga, pois esse não podia ser diferente, pelo contrário é maior, já que entramos na reta final do nosso curso. Parece que foi ontem que iniciamos o curso, mal dá para acreditar que estamos no último ano do curso do PEAD.
Estamos iniciando o Eixo VIII que corresponde ao estágio. Na verdade a impressão que eu tenho é que sempre estivemos em estágio, pois nosso curso se mostrou diferente desde o primeiro momento, já que muitas vezes relacionamos os trabalhos com nossa prática, muitas atividades solicitadas pelas interdisciplinas ao longo do curso foram aplicadas na turma em que atuávamos.
Esse semestre (Eixo VIII - estágio) tem como objetivo não só o cumprimento do que é determinado por lei, é também um momento importante para que possamos por em prática os conhecimentos adquiridos ao longo do curso, vivenciar experiências e também estabelecer uma relação entre a teoria estudada e a prática.