Infelizmente ainda hoje encontramos muito das filosofias Taylorismo e Fordismo estudadas na Interdisciplina de Didática, Planejamento e Avaliação em nossas instituições de ensino como: currículo descontextualizado com conteúdos que não estão de acordo com a realidade dos alunos, onde não é respeitado o conhecimento prévio e se desconsidera as necessidades e interesses dos alunos, além de uma avaliação classificatória e excludente e também em alguns casos o poder e o autoritarismo ainda se fazem presentes.
Atualmente, entende-se a escola como instituição social, plural, produtora de valores de conhecimentos políticos, culturais e sociais. Neste contexto, torna-se indispensável desenvolver a educação por meio da troca de conhecimentos, visando uma melhora na qualidade de ensino.
A interdisciplinaridade é um processo que busca ser instrumento de transformação e deve ser posto em prática de forma que possibilite corrigir distorções, enfatizar aspectos, vincular-se dinamicamente a realidade que o circunda. É um ato de troca, de reciprocidade entre as disciplinas.
Atualmente, entende-se a escola como instituição social, plural, produtora de valores de conhecimentos políticos, culturais e sociais. Neste contexto, torna-se indispensável desenvolver a educação por meio da troca de conhecimentos, visando uma melhora na qualidade de ensino.
A interdisciplinaridade é um processo que busca ser instrumento de transformação e deve ser posto em prática de forma que possibilite corrigir distorções, enfatizar aspectos, vincular-se dinamicamente a realidade que o circunda. É um ato de troca, de reciprocidade entre as disciplinas.
É importante que os alunos compreendam a existência de relações entre as diferentes áreas do conhecimento e como elas se completam, e que, por meio da realização de estudos interdisciplinares, é possível encontrar explicações mais satisfatórias sobre fenômenos sociais e naturais.
É necessário que o professor se aproprie do conhecimento, que saiba organizá-lo e articulá-lo, sendo, dessa forma, competente na sua prática pedagógica. É preciso despojar-se de preconceitos questionando os valores arraigados no consciente e transcendendo a busca da objetividade necessária que possibilite a compreensão global da realidade, e que sejam contempladas no trabalho curricular nas salas de aula e escolas as questões sociais de vital importância e os problemas cotidianos.
É necessário que o professor se aproprie do conhecimento, que saiba organizá-lo e articulá-lo, sendo, dessa forma, competente na sua prática pedagógica. É preciso despojar-se de preconceitos questionando os valores arraigados no consciente e transcendendo a busca da objetividade necessária que possibilite a compreensão global da realidade, e que sejam contempladas no trabalho curricular nas salas de aula e escolas as questões sociais de vital importância e os problemas cotidianos.
Um comentário:
Olá Sandra!
Apontas questões bem importantes nessa postagem.
Como tens planejado as tuas aulas para que os conteúdos estejam de acordo com a realidade dos teus alunos, respeitando o conhecimento prévio de cada um deles? Lembras de alguma atividade que fizeste com teus alunos onde buscaste estabelecer "relações entre as diferentes áreas do conhecimento"?
Um abraço, Simone - Tutora sede
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