A alfabetização é um processo especifico e indispensável de apropriação do sistema de escrita, a conquista dos princípios alfabético e ortográfico que possibilita ao aluno ler e escrever com autonomia. Já o letramento é o resultado da ação de ensinar ou de aprender a ler e escrever, bem como o resultado da ação de usar essas habilidades em práticas sociais. É um processo de inserção e participação na cultura escrita que tem início quando a criança começa a conviver com as diferentes manifestações da escrita na sociedade e se prolonga por toda a vida, com crescente possibilidade de participação nas práticas sociais que envolvem a língua escrita.Alfabetização e letramento são processos diferentes, cada um com suas especificidades, mas complementares e inseparáveis, ambos indispensáveis. Penso que o desafio da escola é conciliar esses dois processos assegurando aos alunos a apropriação do sistema alfabético-ortográfico e condições possibilitadoras do uso da língua nas práticas sociais de leitura e escrita. Cabe a escola e aos profissionais que alfabetizam analisarem quais serão as condições aptas a garantir as aprendizagens, levando em conta, as experiências prévias dos alunos com a escolarização e sua familiaridade com a cultura escrita. É preciso aceitar o desafio de uma prática em que, assumindo uma postura dialógica com seus alunos, os professores possam contribuir para que eles cheguem à almejada competência e por conseqüência, ao uso criativo e critico das práticas sociais de leitura e escrita.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário