terça-feira, novembro 10, 2009

Narrativa Infantil


Adorei realizar a atividade solicitada pela Interdisciplina de Linguagem e Educação que consistia em solicitar que uma criança em fase inicial de escolarização contasse uma história para ser analisada a partir do texto “Tem um monstro no meio da história” (GURGEL, 2009); o vídeo: Pensamento Infantil – A narrativa da criança, disponível no site da Revista Nova Escola e do áudio: Narrativa de um adulto, disponibilizado pela Interdisciplina.
Eu escolhi o aluno Leonardo (Leonardo, 5 anos, aluno da pré-escola) que me contasse uma história, ele começou a cantar a música da aranha. Perguntei se ele sabia uma historinha, ele disse que não sabia, que só sabia a da aranha. Pedi que ele lembrasse de alguma história que a professora havia contado, ele respondeu que só sabia uma de lobisomem. Eu disse que adora histórias de lobisomem, pedi que contasse, ele sorriu e começou a contar.

Um dia a minha mãe, ela viu o lobisomem horroroso, ele era bem peludo e tinha um bicão assim ó e uns dentes bem grandão assim ó. Daí ela se assustou e depois ela correu pra minha casa e faz de conta que ela dormiu e o lobisomem comeu ela, comeu toda ela, comeu a cabeça todinha. Ele foi embora e levou os ossos para o seu filhinho comer e terminou a história. (Leonardo, 5 anos, aluno da pré-escola)

De acordo com o texto estudado, antes mesmo de começar a falar a criança já consegue entender histórias contadas por adultos, elas ajudarão a criança a compor um repertório de imagens, nomes e roteiros para utilizar mais tarde. A narrativa é a primeira estrutura da oralidade que a criança tem contato em seu dia-a-dia e é considerado um elemento fundamental para moldar e estimular a atividade mental.
A criança possui um mundo próprio, povoado de fantasias e de sonhos, mas convivem com um mundo cheio de realidades adultas que nem sempre podem entender. Na narrativa as crianças misturam realidade e fantasia, pois a distinção entre ficção e realidade ainda está em desenvolvimento nesta fase.
Acredito que a história (discurso narrativo) seja o mais importante alimento do imaginário infantil. Narrar histórias possibilita o trânsito entre a fantasia e a realidade. Estimula na criança sua criatividade, imaginação e formas de expressão corporal, proporcionando um ambiente de aprendizagem rico em estímulos sensoriais e intelectuais que lhe da segurança emocional e psicológico, além de criar e alimentar o hábito da leitura.
Fiquei encantada com essa atividade, pois trabalho com 2º ano e nessa fase as crianças costumam reproduzir as histórias de acordo com o que elas ouvem, não misturam mais realidade e fantasia. Isso me fez refletir o quanto é importante contar histórias e estimular a oralidade da criança. É uma pena que muitos professores e pais negligenciem ou desconheçam essa necessidade, pois só iremos formar crianças que tenham uma relação prazerosa com a literatura se propiciarmos a elas, desde muito cedo, um contato frequente e agradável com o livro e com o ato de ouvir e contar histórias.
Com essa atividade conquistei o aluno Leonardo, que todos os dias vai me visitar e me dar beijos, e diz que sou uma professora querida.

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