Conforme relatei anteriormente consegui organizar a sala em grupos, em nosso primeiro trabalho desenvolvido em grupo, os alunos deveriam comparar as famílias (desenhos feitos na aula anterior), estabelecer as semelhanças e diferenças e depois apresentar aos colegas. Como nunca havíamos realizado um trabalho em grupo, achei que as dificuldades seriam maiores, mas até que para a primeira atividade, eles tiveram um bom desempenho deles durante a apresentação. O primeiro grupo teve mais dificuldades, quando chamei os alunos até a frente da turma para apresentar, a principio eles ficaram mudos, olhando um pro outro. Então comecei a questioná-los sobre suas famílias, quais as pessoas que faziam parte, quais das famílias representadas tinham o mesmo número de integrantes, qual a que tinha mais e menos... Então eles se soltaram e todo o grupo participou, inclusive os alunos que estavam assistindo. Os próximos grupos já se sentiram mais seguros no momento de apresentar, necessitando menos da minha intervenção para estabelecer as semelhanças e diferenças.Este foi um momento importante de reflexão sobre a importância do trabalho em grupo, o quanto esse tipo de atividade contribui para o desenvolvimento dos alunos.Antes do curso do PEAD eu não tinha essa percepção sobre a importância do trabalho em grupo, ele contribui para eu refletir que o trabalho em grupo além de favorecer a interação, também estimula a formação de certos hábitos e atitudes de convívio social, como: cooperar e unir esforços para atingir um objetivo comum; planejar em conjunto, aprender a dividir tarefas; ouvir, trocar idéias...
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Pelo jeito a grande descoberta de muita gente no curso é de que grupo não é um agrupamento de pessoas e sim um time afinado que aceita trabalhar junto. Isso significa aceitar ideáis divergentes, sugestões e intervenções de todos, inclusive da parceira titular de todos os grupos: tu.
Um abração
Bea
Postar um comentário