terça-feira, março 30, 2010

Reflexão sobre a educação

As primeiras atividades solicitadas para o estágio supervisionado foram abrir um wiki no pbworks, após elaborar um mini curriculum vitae na front page e depois criar páginas com link no side bar com a apresentação da escola e da turma e também um esboço da arquitetura pedagógica que será aplicada durante o estágio.
Ao realizar a atividade da apresentação da escola e da turma confesso que fiquei decepcionada ao me dar por conta do quanto na educação às coisas demoram a acontecer, às vezes até acontecem, se comemora, mas depois é esquecido, é adiado, acaba...
Enquanto a tecnologia avança num piscar de olhos, a educação caminha a passos lentos e por incrível que pareça às vezes até retrocede, como é o caso da minha escola que ganhou um laboratório de informática com trinta computadores novinhos com Internet super rápida, pena que funcionou apenas no ano de inauguração com aulas quinzenais devido à quantidade de alunos. Depois disso ficou fechado por falta de um professor especializado para atender os alunos, isso por que o governo determinou que nenhum professor poderia ficar fora de sala de aula. Fala-se tanto em investimentos e melhorias da educação, mas não consigo enxergar essas mudanças, na escola não tem laboratório de aprendizagem, não tem pessoal especializado para atender crianças com necessidades especiais, o laboratório de informática encontra-se fechado com apenas 18 computadores, entre outras coisas. A propaganda é bonita, como diz o ditado é a alma do negócio, mas a verdade é que faltam investimentos, falta manutenção, falta vontade e lamentavelmente acaba faltando até motivação por parte dos professores diante do descaso geral.

Um comentário:

Beatriz disse...

Sandra, o problema do lab está em ve-lo funcionado só com um prof que esteja em tempo integral lá dentro. Isso significa que todos os outros professoresw continuarão dependentes dele. Minha posição é para tu pensares: O lab deve ser um espaço que os professores devenm utilizar com seus alunos, sob sua responsabilidade. Se for possível ter um ajudante melhor ainda mas, não te-lo não impede que o lab seja usado. Todos s prof precisam se tornarem competentes para issso. Tu, por exemplo, não deves ter nenhum problema em usá-lo. Se a Direção não deixa seria o caso de negociar com ela e argumentar com evidências o quanto te sentes preparada para tal. Computadores são máquinas ultra- resitentes e aceitam o uso por gente inexperiente sem sofrer demais!! :-))
Vamos tentar? Será que não odemos ser a alma de "outro tipo de negócio"? Provar com ações que pode-se usar o lab é fundamental
Um abraço
Bea