segunda-feira, setembro 21, 2009

Reflexão sobre a EJA


“... a Educação de Jovens e Adultos (EJA) representa uma divida social não reparada para com os que não tiveram acesso a e nem domínio da escrita e leitura... Fazer a reparação desta realidade, dívida inscrita em nossa história social e na vida de tantos indivíduos, é um imperativo e um dos fins da EJA porque reconhece o advento para todos deste principio de igualdade”. (BRASIL, 2000).

Apesar de muitas lutas, acordos e leis, a EJA ainda tem um longo caminho a percorrer até se tornar um direito constituído e assumido pelos governos.Idéias antigas como “erradicação do analfabetismo” ainda acompanha as ações que se implementam pelo Brasil afora, o que demonstra que ainda há muito a fazer para se superar o caráter de campanha e avançar na construção de uma política pública que se sustente para além de único governo.
Acredito que o EJA já conseguiu um avanço significativo em relação a sua história, no entanto, ainda tem muitos desafios para superar como: o avanço da expansão nas redes públicas de ensino, a conscientização dos governos municipais e estaduais sobre a importância e necessidade de se investir na EJA, a necessidade de se investir na formação dos professores...

4 comentários:

Beatriz disse...

Sandra, o que está havendo? Estás ainda em setembro? Alertamos que são necessárias 4 postagens por mês, no mínimo!!!
Estou ficando preocupada.
Um abração
Bea

Simone disse...

Olá Sandra!
Trabalhar com educação de jovens e adultos ainda parece ser um grande desafio. Já tiveste alguma experiência com EJA?
Um abraço, Simone - Tutora sede

Iris disse...

Olá, Sandra

Passei para ler tuas considerações e nada????
Posso te ajudar de alguma forma? Entra em contato, caso estejas tendo algum problema, ok?
Abra@os, Iris

Simone disse...

Olá Sandra!
Aproveitei o feriado e vim aqui te visitar, mas não encontrei nenhuma nova postagem.
Já estamos no mês de novembro, nos aproximando do final do semestre, e tens apenas 5 postagens, sendo que nenhuma no mês de outubro. Precisas de material para produzir teu portfólio mais adiante.
Qualquer ajuda que precisar, faça contato.
Um abraço, Simone - Tutora sede